RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v21i1.5942

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Conhecimento escolar, Cultura escolar, Formação de professores, Pedagogical practice, School knowledge, School culture, Teacher training.

Resumo

Apresenta-se neste artigo reflexões sobre aspectos das relações pedagógicas estabelecidas entre professores, alunos e o conhecimento escolar, com o objetivo de problematizar facetas de condicionantes institucionais implicados nas práticas de ensino. São mobilizados estudos teóricos da sociologia da educação e produção acadêmica da área educacional. Parte-se de compreensão da escola como instituição social específica, com modos próprios de organização de tempos, espaços, relações de socialização. Argumenta-se que as práticas de ensino estabelecidas pelos professores são, entre outros aspectos, reguladas pela vida da escola e suas finalidades educacionais, e pelas formas como os docentes concebem seu trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, atuando na Graduação (Curso de Pedagogia) e na Pós-Graduação em Educação.

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 2. ed. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 190p.

AZANHA, J. M. P. A formação dos professores em São Paulo. In: AZANHA, J. M. P. Educação: Temas polêmicos. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 191-204.

BISSERET, N. A ideologia das aptidões naturais. In: DURAND, J. C. G. (org.). Educação e hegemonia de classe. Rio de Janeiro: Zaar, 1979. p. 30-67.

BOURDIEU, P. Sistemas de Ensino e Sistemas de Pensamento. In: MICELI, S. (org.). A economia das trocas simbólicas. Trad. Sérgio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2001a. p. 203-229.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. Escritos de educação. 3. ed. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2001b. p. 39-64.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. Reynaldo Bairão. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. 275p.

CATANI, D. B. Ensaios sobre a produção e circulação dos saberes pedagógicos. São Paulo/SP. Tese (Livre Docência em Educação) - Universidade de São Paulo, USP, 1994. 167p.

CHARLOT, B. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Trad. Ruth Rissin Josef. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. 314p.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.

CIANFLONE, A. R. L.; ANDRADE, E. N. F. Práticas avaliativas no ensino fundamental e cultura escolar. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17 n. 38, p. 389-402, set./dez. 2007.

FALSARELLA, A. M. Os estudos sobre a cultura da escola: forma, tradições, comunidade, clima, participação, poder. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 144, p. 618-633, jul./set. 2018.

FORQUIN, J-C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 5, p. 28-49, 1992.

GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995, p. 63-92.

GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes Instáveis em educação. Trad. Beatriz A. Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999. 287p.

GUARNIERI, M. R. O início na carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor iniciante. In: MARIN, A. J. et al. (org.). Situações Didáticas. Araraquara: JM Editora, 2003, p. 99-118.

GUIMARÃES, C. E. A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, v. 18, p. 33-9, 1982.

JULIA, D. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46 n. 159, p. 38-62, jan./mar. 2016.

MARCELO GARCIA, C. Pesquisa sobre formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 9, p. 51-75, 1998.

MEIRIEU, P. A Pedagogia entre o dizer e o fazer. Porto Alegre: Artmed, 2002. 193p.

MOIGNARD, B. L’École et la Rue - Fabriques de Délinquance. Paris: PUF, 2007. 32p.

MOLINARI, S. G. S. Escolhas didáticas de uma professora alfabetizadora. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC, São Paulo/ SP, 2010. 124p.

MONTEIRO, M. I. Práticas de alfabetização, relações com o processo de avaliação e controle de aprendizagem. In: BUENO, J. G. (org.) Escolarização, práticas didáticas, controle e organização do ensino. Araraquara/ SP: JM Editora, 2002. p. 69- 87.

NARODOWSKI, M. Infância e poder: conformação da pedagogia Moderna. Trad. Mustafá Yasbek. Bragança Paulista/ SP: EDUSF, 2001. 200p.

OLIVEIRA, L. P. A. Práticas para o controle do corpo no início do ensino fundamental: entre a disciplinarização e não disciplibarização. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo/ SP, 2001. 147p.

OLIVEIRA, D. A. Las reformas educativas y sus repercusiones en el trabajo docente. In: OLIVEIRA, D. A. (org.). Políticas educativas y trabajo docente en América Latina. Lima/ Peru: Fondo Editoria UCH, 2008. p. 17-52.

PASSMORE, J. O conceito de ensino. Cadernos de História e Filosofia da Educação, v. 6, p. 19-33, 2002.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 13-26.

ROCKWELL, E.; MERCADO, R. La escuela, lugar del trabajo docente. Descripciones y debates. México: Cuadernos de educación: DIE, 1986. 78p.

SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, A. J. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade – Dossiê globalização e educação: precarização do trabalho docente – II, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1203-1225, set./dez. 2004.

SILVA, M. Como se ensina e como se aprende a ser professor: a evidência do habitus professoral e da natureza prática da Didática. Bauru/ SP: EDUSC, 2003. 148p.

SOUZA, N. G. S.; ARNT, A.; RABUSKE, A. A fabricação do corpo: efeitos da disciplinarização dos saberes e do corpo nas práticas escolares. Gênero, Niterói, v. 7, n. 2, p. 117-136, 2007.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de janeiro: Vozes, 2002. 325p.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2005. 317p.

TWIASCHOR, M. P. G. G. O significado e os sentidos que alunos do ensino fundamental atribuem à escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo/ SP, 2008. 129p.

UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. Pesquisa Nacional Unesco. São Paulo: Moderna, 2004. 224p.

VARELA, J.; ALVAREZ-URIA, F. 1992. A Maquinaria escolar. Teoria & Educação, São Paulo, v. 6, p. 68-96, 1992.

VIÑAO-FRAGO, A. Por una história de la cultura escolar: enfoque, cuestiones, fuentes. In: ALMUIÑA FERNANDEZ, C. et al. (org.) Culturas y civilizaciones. III Congresso de la Associación de História Contemporânea. Valladolid, Universidad de Valladolid,1998. p. 167-183.

VINCENT, G; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.

WARDE, M. J. Currículo e conhecimento: os impactos da psicologia. Ideias, São Paulo, FDE, n. 26, p. 67-85, 1995.

WATANABE, C. A. A. As relações entre o aluno e o conhecimento escolar: o que pensam os alunos de sexto ano de uma escola pública e particular. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo/SP, 2012. 230p.

YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set/ dez. 2007.

Downloads

Publicado

07.05.2019

Como Citar

PENNA, M. G. de O. RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 1, p. 198–214, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i1.5942. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ponto de Vista