Sobre a Revista

A revista Educativa, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, destina-se à publicação de estudos acadêmico–científicos, produzidos por doutores, objetivando o intercâmbio de ideias e a ampliação do conhecimento no âmbito da Educação. A Educativa está aberta à publicação de trabalhos inéditos que tomem como objeto de suas reflexões o estudo do fenômeno educativo, tendo como referência fundamental os seguintes eixos: Teorias da educação e processos pedagógicos; Estado, instituições e políticas educacionais; Sociedade, educação e cultura. Os trabalhos precisam ter pelos menos um autor que tenha o título de doutor e não serão aceitos trabalhos que não atendam a esse critério. Não há taxa de submissão. As seções editorias da educativas são: Editorial; Apresentação; Artigos Temáticos — destinada a publicação de trabalhos de diferentes concepções sobre uma mesma temática, visando difundir a produção decorrente de demandas contínuas do debate educacional; Temas em Debate — espaço editorial para trabalhos que contemplem a diversidade temática do campo da Educação; Ponto de Vista — divulga trabalhos com diferentes formatos, visando atender a demanda contínua do debate educacional sobre temas atuais, polêmicos ou emergentes. A Revista Educativa é vinculada à seção Centro-oeste do Fórum de Editores de Periódicos de Educação - FEPAE/Anped.

Edição Atual

v. 26 n. 1 (2023)
Publicado: 22.12.2023

Apresentação

  • THE POLITICAL DIMENSION OF CULTURAL DIVERSITY

    Elianda Figueiredo Arantes Tiballi
    16 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14140
  • A DIMENSÃO POLÍTICA DA DIVERSIDADE CULTURAL

    Elianda Figueiredo Arantes Tiballi
    6 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14139

Artigos Temáticos

  • UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

    Ancha Quimuenhe
    16 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14122
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEATRO NA ESCOLA: AUSÊNCIA NATURALIZADA

    Eliane da Silva Lima, Cristyane Batista Leal
    18 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14133
  • INCLUSÃO ESCOLAR: TRANSMUDAÇÃO DA DIFICULDADE EM TRANSTORNO

    Selma Regina Gomes, Marlene Barbosa de Freitas Reis
    20 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14130
  • TEMPO LIVRE ENQUANTO UMA POTENCIALIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA A PARTIR DE MASSCHELEIN E SIMONS

    Ronaldo Manzi Filho
    17 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14129
  • EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

    Nêuda Batista Mendes França
    17 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14127
  • “SEU CABELO É LINDO, PRETA”: ANÁLISE DE PRODUTOS EDUCACIONAIS SOBRE CORPO NEGRO/ CABELO CRESPO NO CONTEXTO ESCOLAR

    Simone Aparecida Fonseca Alves, Daniel Valério Martins
    18 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14125
  • PERCEPÇÕES QUANTO AO(S) PROCESSO(S) DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS-PROFESSORES HOMENS NA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Patrícia Gouvêa Nunes, Lucia Helena Rincon Afonso, Rosenilde Nogueira Paniago
    22 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14124
  • QUE FORMAÇÃO, PARA QUE CURRÍCULO? UMA PONTE ENTRE O CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE

    Adelino Assane
    16 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.13972

Conferência

  • ENSEÑAR DE MANERA DIFERENTE

    Giorgio Poletti
    16 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14138

Temas em Debate

  • O PROGRAMA LER E ESCREVER PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

    Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Tânia Medeiros Aciem
    31 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.8346
  • DE MAGISTRO: O ENSINO EM SANTO TOMÁS DE AQUINO

    Lucila Menezes Guedes Monferrari, Simone Magalhães Vieira Barcelos, Marlene Barbosa de Freitas Reis, Liliane Barros de Almeida
    25 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.13646
  • ANÁLISE COMPARATIVA DA META IV DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO

    Flávia Cantuária Nobre Andrade, Tatiana Araújo Lima, Janie Garcia da Silva, Ruth Maria Mariani Braz
    22 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.12741
  • ENSINO DESENVOLVIMENTAL E LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO LINGUAGEM ESCRITA

    Mara Cristina de Sylvio, Sandra Valéria Limonta Rosa
    26 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.12443
  • MOTIVAÇÕES DOS JOVENS PARA INGRESSO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISISONAL

    Aline Beatriz Germano Silveira, Luciana Bagolin Zambon
    25 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.12184
  • ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA CIDADE DE CORUMBÁ/MS

    Jaciane Soares Silva, Bárbara Amaral Martins
    19 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.9163
  • CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE ESTUDO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NA ADOLESCÊNCIA

    Thalitta Fernandes de Carvalho Peres, Marcos Jerônimo Dias Júnior
    31 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.9138

Ponto de Vista

  • O NEGACIONISMO CIENTÍFICO DO TEMPO PRESENTE E OS DESAFIOS PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

    Aldimar Jacinto Duarte
    22 páginas
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.13246
Ver Todas as Edições