Sobre a Revista

A revista Educativa, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, destina-se à publicação de estudos acadêmico–científicos, produzidos por doutores, objetivando o intercâmbio de ideias e a ampliação do conhecimento no âmbito da Educação. A Educativa está aberta à publicação de trabalhos inéditos que tomem como objeto de suas reflexões o estudo do fenômeno educativo, tendo como referência fundamental os seguintes eixos: Teorias da educação e processos pedagógicos; Estado, instituições e políticas educacionais; Sociedade, educação e cultura. Os trabalhos precisam ter pelos menos um autor que tenha o título de doutor e não serão aceitos trabalhos que não atendam a esse critério. Não há taxa de submissão. As seções editorias da educativas são: Editorial; Apresentação; Artigos Temáticos — destinada a publicação de trabalhos de diferentes concepções sobre uma mesma temática, visando difundir a produção decorrente de demandas contínuas do debate educacional; Temas em Debate — espaço editorial para trabalhos que contemplem a diversidade temática do campo da Educação; Ponto de Vista — divulga trabalhos com diferentes formatos, visando atender a demanda contínua do debate educacional sobre temas atuais, polêmicos ou emergentes. A Revista Educativa é vinculada à seção Centro-oeste do Fórum de Editores de Periódicos de Educação - FEPAE/Anped.

Edição Atual

v. 27 (2024)
					Visualizar v. 27 (2024)

Imagem gerada por Inteligência Artificial no site https://creator.nightcafe.studio/

Publicado: 23.12.2024

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO

    Vinicius Oliveira Seabra Guimarães
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.15121

Artigos Temáticos

  • DA HOMOGENEIDADE À DIVERSIDADE EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE INTERCULTURAL NO MÉXICO

    Rosario Berenice Silva Banda, Carlos Antonio Aguilar Herrera
    5-10
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14860
  • JUVENTUDES E O PENSAMENTO EDUCACIONAL LIBERTADOR CONTEXTOS E DISPUTAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA

    Vinicius Oliveira Seabra Guimarães
    11-20
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14925
  • JUVENTUDE INDÍGENA E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

    Jordana Mendes Rezende Costa Martins, João Henrique Suanno, Núria Lorenzo Ramírez , Marcos Fernandes-Sobrinho
    21-29
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14875
  • JOVENS QUILOMBOLAS NO ENSINO SUPERIOR POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFMT

    Nilce Vieira Campos Ferreira, Tamires de Arruda e Silva, Túlio Marcel Rufino de Vasconcelos Figueiredo
    30-39
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14896
  • REFORMA DO ENSINO MÉDIO NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO A ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM SOURE – ILHA DE MARAJÓ – PA

    Raimara Suane Pantoja de Brito, João Paulo Da Conceição Alves
    40-50
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14615
  • A FILOSOFIA POLÍTICA E O CAMPO POLÍTICO JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

    Gardene Leão de Castro, Cláudia Valente Cavalcante
    51-63
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14521
  • JUVENTUDE E PROJETO DE VIDA REFLEXÕES SOBRE A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA

    Roberto da Silva Santos, Carlos Soares Barbosa
    64-74
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14362
  • ESCOLARIZAÇÃO, CURRÍCULO E PERCEPÇÕES SOBRE POVOS DO CAMPO NA AMÉRICA LATINA: OLHAR DE JOVENS BRASILEIROS E COLOMBIANOS

    Marco Antônio de Carvalho, Léia Adriana da Silva Santiago, Iván Maurício Perdomo Vilamil
    75-86
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.9133

Temas em Debate

  • O CONCEITO DE ADOLESCÊNCIA PARA T.V. DRAGUNOVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

    Roger Monteiro Nascimento, Leonardo Carlos Andrade, Sérgio de Almeida Moura
    87-97
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14859
  • O PAPEL DA COOPERAÇÃO EM REDE PARA A RELAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE AS IES EXPERIÊNCIA BRASIL/MOÇAMBIQUE

    Maiara de Oliveira Lopes, Themis Cristina Mesquita Soares
    98-105
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14153
  • APOIAR E PROMOVER A DIVERSIDADE OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO

    Anderson Araújo-Oliveira; Carla Barroso da Costa
    106-118
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14177
  • A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE BELEZA CORPORAL APONTAMENTOS SOBRE MÍDIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

    Fábio Soares da Costa, Aliciana de Almeida Santana, Willames David de Sousa Teixeira
    119-127
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.12228
  • PERCEPÇÕES DE INTÉRPRETES DE LIBRAS SOBRE O ENSINO DE FÍSICA FALTA DE CONHECIMENTO E BARREIRAS ATITUDINAIS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO DISCENTE SURDO

    Adriana Oliveira Bernardes, Eder Pires de Camargo
    128-138
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14065
  • AS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES DOS COLÉGIOS MILITARES DE GOIÁS: NOTAS EXPLICATIVAS DO MODO OPERACIONAL A PARTIR DO REGIMENTO INTERNO

    Patrícia Teixeira de Souza, Lucineide Maria de Lima Pessoni
    139-151
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14505
  • IMPACTO DAS ORIENTAÇÕES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA CONSTITUIÇÃO DAS FINALIDADES EDUCATIVAS DA ESCOLA

    Angelina Carlos Costa, Daniela Rodrigues de Sousa, Raquia Rabelo Rogeri
    152-163
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.13808
  • A CONTRIBUIÇÃO DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO NA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL

    Maria Cristina Dutra Mesquita, Diângelo Crisóstomo Gonçalves
    164-175
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14419
  • PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS SOBRE PSICOMOTRICIDADE NOS PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL: ANÁLISE E DESAFIOS

    Patrícia Espíndola Venâncio, Josiane Neres Pereira Fernandes, Mario Henrique Fernandes
    EM PRODUÇÃO
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14853
  • FINALIDADES EDUCATIVAS DESENVOLVIMENTAIS NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NO SÉCULO XXI - A VISÃO DE PRESIDENTES DE ENTIDADES DE CLASSE DE ENFERMAGEM

    Adriana de Paula Mendonça Brandão, Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas, Flávia Alves Amorim Souza Sales
    EM PRODUÇÃO
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.15169
  • A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: A INFLUÊNCIA DE VIGOTSKI NO PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

    Edna Misseno Pires, Ana Flavia Teodoro de Mendonça Oliveira
    EM PRODUÇÃO
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.8633
  • A CONSTRUÇÃO DE UM REPOSITÓRIO DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

    Mírian Renata Medeiros dos Santos Vale, Alessandra Furtado de Oliveira, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Braz
    EM PRODUÇÃO
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.14655

Ponto de Vista

  • PESQUISA EM EDUCAÇÃO CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO E DA TEORIA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

    Beatriz Aparecida Zanatta, Maria Esperança Fernandes Carneiro
    164-173
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v27i1.15150
Ver Todas as Edições