Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Educativa, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, destina-se à publicação de estudos acadêmico–científicos, produzidos por doutores, objetivando o intercâmbio de ideias e a ampliação do conhecimento no âmbito da Educação.

A Educativa está aberta à publicação de trabalhos inéditos que tomem como objeto de suas reflexões o estudo do fenômeno educativo, tendo como referência fundamental os seguintes eixos: Teorias da educação e processos pedagógicos; Estado, instituições e políticas educacionais; Sociedade, educação e cultura. Os trabalhos precisam ter pelos menos um autor que tenha o título de doutor e não serão aceitos trabalhos que não atendam a esse critério. Não há taxa de submissão.

As seções editorias da educativas são: Editorial; Apresentação; Artigos Temáticos — destinada a publicação de trabalhos de diferentes concepções sobre uma mesma temática, visando difundir a produção decorrente de demandas contínuas do debate educacional; Temas em Debate — espaço editorial para trabalhos que contemplem a diversidade temática do campo da Educação; Ponto de Vista — divulga trabalhos com diferentes formatos, visando atender a demanda contínua do debate educacional sobre temas atuais, polêmicos ou emergentes.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Educativa tem fluxo contínuo de submissão e os trabalhos publicados são oriundos de demandas espontâneas pelo sistema online da revista, sendo estes publicados quando aprovados por avaliação cega de dois pareceristas ad hoc e homologados pela Equipe Editorial da Revista. Em caso de divergência, o trabalho é submetido a um terceiro parecerista.

São critérios de avaliação dos artigos submetidos para publicação: contribuição à educação; originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo; consistência e rigor da abordagem teórico-metodológica; adequação às normas editorias da revista e da ABNT; originalidade e relevância do tema; adequação ao escopo editorial da Educativa.

Havendo sugestões pelos pareceristas ou da Comissão Editorial para modificação do texto, estas serão apresentadas aos autores e, mediante concordância, deverão ser incorporadas ao texto.

O corpo de pareceristas ad hoc da Educativa é constituído pelo Conselho Editorial e por pesquisadores de diferentes instituições que compõem o banco de pareceristas desta revista.

Periodicidade

O periódico Revista Educativa tem publicação contínua recebendo artigos destinados às seções: Editorial; Apresentação; Artigos Temáticos (trabalhos de diferentes concepções sobre uma mesma temática); Temas em Debate (trabalhos que contemplem a diversidade temática do campo da Educação); Ponto de Vista (trabalhos com diferentes formatos, visando atender a demanda contínua do debate educacional sobre temas atuais, polêmicos ou emergentes).

2019 - 2023: Fluxo Contínuo de publicação
2018: Semestral
2016 - 2017: Quadrimestral
2006 - 2015: Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Educativa teve sua primeira edição publicada no ano de 1997, tendo o seu projeto editorial sido implantado como parte de um projeto mais amplo do Departamento de Educação da então Universidade Católica de Goiás que, pela maturidade acadêmica alcançada e pela reconhecida tradição no âmbito da formação de professores, ampliava e qualificava suas ações institucionais, criando o Núcleo de Pesquisas Educacionais em 1995; o Fórum das Licenciaturas em 1996 ; a Educativa, em 1997 e o Mestrado em Educação em 1999.

A Educativa manteve sua periodicidade anual desde o ano de sua criação até o ano 2000, passando a ser editada semestralmente a partir de 2001, periodicidade que manteve sem interrupção até ao ano de 2014. Até o ano 2007 a revista foi publicada no formato impresso e no eletrônico online e, a partir de 2008, seu formato é exclusivamente eletrônico online. No ano de 2015 o projeto da Educativa foi reformulado com vistas ao seu aperfeiçoamento editorial e dele constam: revisão e ampliação do Conselho Editorial inserindo novos conselheiros vinculados a programas de pós-graduação de instituições localizadas em diferentes regiões do país e do exterior; modificação das seções editorais da revista, visando a adequação da organização interna ao escopo editorial; redefinição de seu escopo editorial trazendo informações mais detalhadas para os leitores e para os autores interessados em publicar neste revista; ampliação do número de publicações, passando a ser trimestral a sua periodicidade.

Permanecem neste projeto de revisão da Educativa a linha editorial que a define como periódico especializado, destinado à publicação e à difusão do conhecimento acadêmico científico produzido no campo da Educação e de áreas afins, tendo como propósito primordial contribuir com a divulgação de ideias que fazem avançar, ampliar e acumular o conhecimento que constitui o pensamento educacional brasileiro.

Permanece, ainda, o projeto gráfico da revista e a sua opção pela homenagem a educadores brasileiros, sendo que, na atual fase a revista vem privilegiando a homenagem aos educadores que em 1932 assinaram o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”.

A Educativa, sendo um periódico especializado na área da Educação, destina-se especialmente a pesquisadores, professores e a alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de formação docente, mas sua abrangência editorial alcança as demais áreas que mantém afinidade com o campo da Educação, o que a torna destinada também ao leitor afeito a diferentes campos de conhecimento relacionados ao da Educação.

Digital Object Identifier (DOI)

O Digital Object Identifier (DOI) é um número aplicado a qualquer forma de propriedade intelectual (livro, periódico, artigo, resenha, capítulo de livro, imagem, anais, autor entidade, autor individual...) publicada em versão impressa ou eletrônica, comercial ou não. É um sistema para localizar e acessar materiais na web, sobretudo publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, muitas das quais localizadas em bibliotecas virtuais.

Critérios sobre Retratação

A correção de inconvenientes éticos de artigo científico como, por exemplo, problema de autoria ou de não originalidade será resolvida em forma de retratação. Esse procedimento deverá ser apresentado em forma de um texto assinado pelos responsáveis com seus motivos, seguido do original completo, porém, iniciando seu título no Sumário com a expressão [artigo retratado]. Esse processo deverá ser avaliado pela Comissão Editorial e indicar a chancela de pelos menos três membros do Conselho Editorial.

Administração da PUC Goiás

Grão-Chanceler | Dom João Justino, CP
Reitora | Profa. Olga Izilda Ronchi
Pró-Reitora de Graduação | Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil | Profa. Márcia de Alencar Santana
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa | Profa. Priscila Valverde de Oliveira Vitorino
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional | Profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto
Pró-Reitor de Administração | Prof. Daniel Rodrigues Barbosa
Pró-Reitor de Comunicação | Prof. Eduardo Rodrigues da Silva
Pró-Reitora de Saúde | Profa. Irani Ribeiro de Moura
Chefe de Gabinete | Prof. Lorenzo Lago

Editora da PUC Goiás

Conselho Editorial

Priscila Valverde de Oliveira Vitorino | Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Alba Lucínia de Castro Dayrell | Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás
Angel Marcos de Dios | Universidade Salamanca, Espanha
Catherine Dumas | Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3, França
Edival Lourenço | União Brasileira de Escritores
Francisco Carlos Félix Lana | Universidade Federal de Minas Gerais
Hussam El-Dine Zaher | Universidade de São Paulo
Isabel Ponce de Leão | Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Jack Walter Sites Jr. | Brigham Young University, USA
José Alexandre Felizola Diniz-Filho | Universidade Federal de Goiás
José Maria Gutiérrez | Instituto Clodomiro Picado, Costa Rica
Lêda Selma de Alencar | Academia Goiana de Letras
Marcelo Medeiros | Universidade Federal de Goiás
Marcelo Rodrigues de Carvalho | Universidade de São Paulo
Nelson Jorge da Silva Jr. | Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Paulo Petronílio Correia | Universidade de Brasília
Steven Douglas Aird | Okinawa Institute of Science and Technology, Japan

Normas Editoriais

  1. Pelo menos um autor(a) deve ter, obrigatoriamente, o título de doutor(a).
  2. A Educativa tem 5 seções: Editorial, Apresentação, Artigos Temáticos, Temas em Debate e Ponto de Vista. Os manuscritos devem ser submetidos a uma destas seções.
  3. Os manuscritos submetidos para as Seções Artigos Temáticos e Temas em Debate devem ter, obrigatoriamente, o formato de artigo. Portanto, devem conter introdução, desenvolvimento (exposição ordenada e pormenorizada do assunto, tratado em um ou mais tópicos) e conclusão (em caso de dúvida quanto aos elementos de um artigo, consultar Norma ABNT 6022/2018).
  4. Serão aceitos para publicação originais inéditos, submetidos à aprovação por avaliadores que integram a equipe de pareceristas da Revista Educativa. O manuscrito a ser submetido deve conter resumo e palavras-chave; abstract e keywords; créditos dos autores (formação; IES em que trabalham; Cursos e Programas em que atuam e e-mail). A versão para avaliação deve estar sem identificação de autoria.
  5. Deve ser observada a ortografia oficial e os autores devem assegurar a revisão linguística e de digitação.
  6. Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que foram publicados em periódicos estrangeiros (com indicação de fonte), sujeitos à mesma avaliação dos artigos inéditos. O autor do artigo deverá apresentar autorização do editor da revista em que seu artigo tenha sido originalmente publicado.
  7. A Comissão Editorial da Educativa se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando manter a homogeneidade e a qualidade de publicação, respeitando, porém, o estilo e a opinião do autor. As provas não serão enviadas aos autores.
  8. Os originais da Educativa serão publicados em português, inglês, espanhol, francês ficando a tradução dos artigos escritos em outras línguas sob responsabilidade dos autores.
  9. Os artigos publicados na Educativa podem ser republicados total ou parcialmente, desde que seja obtida autorização expressa da direção da revista e do respectivo autor, e seja consignada a fonte da publicação original.

Pagamentos de Taxas

Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados na Educativa.

Ficha Catalográfica

Educativa - v.1 n. 1 (1997) - Goiânia: Dep. Educação da PUC Goiás, 1997.
Quadrimestral
ISSN 1415-0492 (impresso)
ISSN 1983-7771 (online)
1. Educação - Periódicos. CDU 37(05)

Conflito de Interesses

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores. Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, ideológica, acadêmica ou financeira. Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

Critérios sobre Plágio

De acordo com os avanços éticos nas pesquisas científicas, os artigos aprovados na primeira fase desta Revista serão submetidos a um detector de plágio, autoplágio ou republicação de artigo inédito. Este procedimento visa identificar plágio e autoplágio. Será considerado plágio a cópia do trabalho intelectual de outra autoria individual ou coletiva, no conjunto ou em parte, de ideias ou de textos, sem a atribuição de crédito. Será considerado autoplágio a reprodução total ou parcial de um trabalho de própria autoria já tornado público sem a devida identificação da publicação anterior (p. ex. relatório de pesquisa, tese, dissertação, trabalho apresentado em evento científico, trabalho publicado em evento científico, conferência ou palestra, outro tipo de trabalho acadêmico ou científico, artigo, capítulo de livro, livro etc.). Caso ocorra detecção de plágio ou de similaridade, o artigo será avaliado pelo Conselho Editorial com base nas Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq. Especificamente em relação a autoplágio a revista aceitará o manuscrito apenas se for reformulado texto e feitas as devidas referências e menções à produção original. Opiniões expressas em artigos assinados e a integridade de seus conteúdos são de responsabilidade absoluta de seus autores.

Pagamentos e Taxas

Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados na Educativa.

Métricas

A revista Educativa utiliza-se do índice h fornecido pelo Google Scholar para medir a visibilidade e fator de impacto dos seus artigos publicados.

Política de Direitos Autorais e Licença de Uso

Ao publicar um artigo na Revista Educativa o(s) autor(es) concordam em ceder automaticamente, de forma integral e exclusiva, os direitos autorais da primeira edição, sem nenhum honorário.

Após a primeira publicação, os autores ficam autorizados a divulgar o trabalho em outros meios de divulgação científica, tais como capítulos de livro, publicação em Anais, repositórios institucionais etc., atendendo a condição de citar a fonte completa, as referências da mesma autoria e os dados da publicação original.

Os autores são os responsáveis exclusivos por ideias e opiniões que expressarem em seus artigos e estas ideias e opiniões não necessariamente refletem a opinião do periódico e de ninguém da sua equipe.

O Conselho Editorial Revista Educativa se reserva o direito de proceder a pequenas modificações formais cuja necessidade seja identificada durante o processo de revisão, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, entretanto respeitando o estilo e a opinião do autor. As provas não serão enviadas aos autores.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem à Revista Educativa e a mesma adota a licença Creative Commons License - Assignment without Derivations 4.0 CC BY-NC-ND / Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND do tipo “Atribuição não Comercial”.
Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados à Revista Educativa.

Ética na Pesquisa

Quando se tratar de trabalho que envolve seres humanos devem ser respeitadas as normas e procedimentos éticos estabelecidos na legislação vigente específica sobre pesquisa científica com seres humanos. Deve ser informado no trabalho, em nota de fim, a aprovação da pesquisa por Comitê de Ética em Pesquisa. Salvos os casos em que haja expressa permissão, os participantes da pesquisa devem ter assegurado seu anonimato. A restrição à identificação dos sujeitos, ou a permissão para sua identificação, deve ser informada em nota de fim. Esta regra se aplica também ao uso de imagens de pessoas no trabalho, sendo expressamente proibido o uso de imagens que identifiquem crianças e adolescentes.

Apresentação de Trabalhos

  1. Os manuscritos devem ser digitados no programa Word ou OpenOffice, em papel A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento duplo, margem superior de 3cm, inferior de 2cm, esquerda de 3cm, direita de 2cm submetidas pela plataforma de Revistas Eletrônicas da PUC Goiás. Deve-se observar a ortografia oficial e fazer constar, na primeira lauda do original, o título do trabalho, o nome completo do autor, seu minicurrículo (créditos), endereço postal, número do telefone ou fax, e-mail.
  2. Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente. O texto deve ter no máximo 20 laudas ou 8.000 palavras, exceto resumo, considerando-se os espaços e as referências.
  3. O título do artigo deve ter no máximo 20 palavras e expressar o conteúdo do artigo.
  4. O resumo, de caráter informativo, aparecerá abaixo do título. O resumo deve conter entre 200 e 250 palavras, abordando claramente e de modo informativo, sem utilizar numeração, os seguintes aspectos: tema, problema, objetivos, metodologia, resultados, conclusões ou considerações finais. Deve ser escrito em parágrafo único e utilizando a terceira pessoa do singular, frases concisas. Devem ser evitados: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente indispensáveis constar no resumo.
  5. Os descritores ou palavras-chave devem expressar o assunto, problema, ou objeto abordado no artigo, situadas obrigatoriamente após o resumo, contendo, sendo no máximo cinco, utilizando-se entre elas ponto e não ponto e vírgula. Abstract/keywords devem estar no fim do artigo.
  6. Os agradecimentos ou auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados sucintamente no final do artigo, antes das Referências.
  7. Citações no corpo do texto devem atender os itens a seguir: a) As citações devem ser feitas no corpo do artigo. Não devem ser feitas citações em nota de rodapé ou em nota de fim. As citações devem ser feitas conforme conforme os critérios definidos na norma NBR 10520:2023/ABNT, itens 3 a 7. As citações devem ser feitas no sistema autor-data, podendo utilizar idem ou ibidem nas repetições. As citações diretas devem ser feitas conforme estabelece o item 7 da norma NBR 10520:2023/ABNT. b) A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no corpo do artigo são de responsabilidade exclusiva do autor. c) As referências devem obedecer à norma técnica NBR 6023:2018/ABNT da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Todas as obras citadas ao longo do texto devem constar em lista ao final do artigo sob o título de Referências. Todas as obras que constem nesta lista devem estar citadas no texto. d) A lista de referências não pode apresentar traço substituindo sobrenome do autor no início da referência e nem parênteses angulares nos endereços eletrônicos. f) O uso de Notas deve ocorrer quando apenas quando estritamente necessário à compreensão do texto. As citações devem ser feitas no corpo do texto e não em forma de Notas. As Notas devem ser somente de caráter explicativo e usadas com parcimônia, apenas quando estritamente necessárias. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.
  8. Se necessário, no ato de entrada nesta Editora, o texto deve conter Quadros, Tabelas e Figuras (gráficos, mapas, fotos e outras ilustrações) que sejam pertinentes a ele.
  9. Os agradecimentos (opcionais) devem ser citados em nota de rodapé e sem quaisquer referências diretas ou indiretas à autoria.
  10. Os materiais iconográficos (ilustrações, tabelas, gráficos e outros) deverão acompanhar o texto, apresentar boa qualidade e ter especificada a sua fonte. A resolução adequada para ilustrações é de 720dpi, no formato 'bitmap' (.bmp); para fotografias, é de 300 dpi no formato 'tiff' (.tif). Estes materiais devem estar em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada. Imagens capturadas da Internet não serão aceitas. Todas as imagens devem ser enviadas também separadamente, em seus arquivos originais. O nome de cada arquivo deve corresponder ao nome da imagem (por exemplo: Gráfico 1).
  11. Para dados estatísticos devem ser usadas Tabelas e para dados textuais devem ser usados Quadros. Os títulos de Quadros e Tabelas devem ficar na parte superior dos mesmos. O título de Figura deve ficar na parte inferior da mesma.
  12. A numeração de figuras (fotos, desenhos e mapas), tabelas, quadros e gráficos, deve estar em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais e ter título informado sempre antes de cada um dos itens. Depois de cada item é necessário registrar sua fonte. Quando o material for original da pesquisa, deve-se fazer a indicação com a redação “Fonte: dados da pesquisa” ou “Fonte: elaboração própria”. Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.
  13. Tabelas, quadros e gráficos devem ser encaminhados em seus arquivos originais. Não são aceitos quadros, tabelas e gráficos em formato de imagem, todos devem estar em arquivos editáveis. Gráficos que contenham imagens e partes textuais e/ou numéricas devem ser possíveis de serem editados.
  14. Não serão aceitas fórmulas matemáticas em formato de imagem. Todas as fórmulas devem ser criadas a partir de editores como Word ou Excel e enviadas à Revista Educativa nesses formatos.
  15. Em hipótese alguma serão aceitos textos que não respeitarem as normas indicadas.