O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5463Resumo
Resumo: O texto discute a atualidade da contribuição do método dialético, a partir de considerações de Marx. Decorridos mais de um século da sua morte, e ainda se fazendo atuais estruturas e processos sociais contemporâneos a Marx, ainda é tempo de revisitar as questões por ele levantadas com relação às condições e possibilidades do conhecimento da realidade e, em decorrência, da intervenção direcionada e intencional nos desenvolvimentos históricos. Compreendendo que o professor é tributário dessa dupla exigência teórica e prática, o conhecimento rigoroso e a ação direcionada à práxis social, postula-se a atualidade da contribuição de Marx especialmente no que concerne à determinação material da consciência e da realidade, aos desafios do pensamento científico e à consideração, entre mais, das relações entre aparência e essência, singular e universal, abstrato e concreto, presente e passado. Palavras-chave: Método em Marx; Dialética; Marxismo.Downloads
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Publicado
21.02.2017
Como Citar
RESENDE, A. C. A. O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 3, p. 1001–1019, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i3.5463. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5463. Acesso em: 28 abr. 2024.
Edição
Seção
Temas em Debate