A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v19i2.5414

Resumo

Resumo: A questão central deste estudo está atrelada à localização da escola e do entorno escolar. Analisam-se, inicialmente, as limitações da localização no sentido de reconhecê-las como válidas para, em seguida, apresentar e examinar as possibilidades do entorno como um fator potencializador das aprendizagens dos alunos e da melhoria da escola. Neste contexto, apresentam-se duas perspectivas de indução: o conhecimento e a exploração do entorno escolar. As reflexões expostas contribuem para incrementar os debates entre diretores, especialistas de educação e formadores sobre os potenciais do entono escolar. As mesmas podem ser levadas para os cursos de formação de diretores e de professores. Palavras-chave: Escola. Localização. Entorno Escolar. Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutorado e Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Docente dos cursos de pós-graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Coordenador do Observatório da Educação do Grande ABC.

Downloads

Publicado

14.02.2017

Como Citar

GARCIA, P. S. A localização e o entorno da escola: limitação ou ampliação das oportunidades educacionais?. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 692–708, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5414. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5414. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ponto de Vista