A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v19i2.5391Resumo
Resumo: O texto apresenta a contribuição da teoria do ensino para o desenvolvimento de Vasili Davídov para o planejamento de ensino em instituições de formação de professores. Inicialmente, é trazida a problemática do ensino da didática e das didáticas especificas, permeada pela questão da dissociação entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico-didático nos currículos e metodologias de ensino. Em seguida, são apresentados os princípios e a estrutura conceitual da teoria do ensino para o desenvolvimento como uma via de superação dos impasses na formação pedagógica de formadores de professores, concluindo com indicações de procedimentos de planejamento e organização do ensino e aprendizagem com base nessa teoria. Palavras-chave: teoria histórico-cultural; ensino desenvolvimental; didática; docência universitária; pedagogia universitária.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13.02.2017
Como Citar
LIBÂNEO, J. C. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 353–387, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5391. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5391. Acesso em: 27 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos Temáticos