Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão

Autores/as

  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc
  • Rita de Cássia Alcântara Braúna
  • Érica Aparecida de Sá

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v10i2.460

Resumen

Buscando investigar as concepções de professoras sobre o trabalho docente e as implicações dessas concepções no investimento profissional, focalizamos as imagens construídas sobre o magistério e a compreensão de competência profissional. Utilizamos na coleta de dados entrevistas e situações de ensino. Trabalhamos com quatro professoras do ensino fundamental. Como conclusão geral, podemos evidenciar a necessidade de ações no campo da formação de professores, incluindo em seu currículo estudos sobre o trabalho docente, contextualizando-o; e no cotidiano de atuação docente, problematizando os saberes sobre a própria profissão, tendo em vista uma maior organização da categoria e sua legitimação como campo profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

FERENC, A. V. F.; BRAÚNA, R. de C. A.; SÁ, Érica A. de. Interpretando o Trabalho Docente: análise de professoras do ensino fundamental sobre a sua profissão. Revista Educativa - Revista de Educación, Goiânia, Brasil, v. 10, n. 2, p. 211–227, 2008. DOI: 10.18224/educ.v10i2.460. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/460. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Temáticos