Uma Abordagem Sociotécnica dos Ambientes de Formação. Racionalidades, Modelos e Princípios de Ação

Autores

  • Brigitte Albero
  • Joana Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v14i2.1962

Resumo

Resumo: um estudo integrado dos múltiplos aspectos que determinam o papel dos objetos técnicos nos ambientes de educação e de formação implica um tipo de abordagem do tipo compreensiva. Nesse campo, a pesquisa se refere aos instrumentos técnicos e à concepção dos recursos, ou aos usos e processos de aprendizagem dos sujeitos. Este texto se dedica a uma abordagem mais ampla, que abrange tanto os limites impostos pelas propriedades técnicas dos objetos como a configuração dinâmica de seus usos pelos atores. Uma primeira parte aborda a dimensão epistêmica do problema, expondo os elementos do quadro teórico e os conceitos que se revelaram operatórios. A segunda parte trata de dimensões pragmáticas, analisando a articulação entre modelos teóricos de aprendizagem, tipos de pedagogia e funções relativas aos objetos técnicos. Uma terceira parte aborda a dimensão ética que coloca em questão o pressuposto da neutralidade das tecnologias nas práticas de formação e de pesquisa, mostrando como as finalidades, os modelos e os valores próprios aos atores orientam e regulam sua atividade. Palavras-chave: educação e formação, tecnologias, pedagogias, epistemologia da pesquisa em ciências humanas e sociais.

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Como Citar

ALBERO, B.; PEIXOTO, J. Uma Abordagem Sociotécnica dos Ambientes de Formação. Racionalidades, Modelos e Princípios de Ação. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 2, p. 229–253, 2012. DOI: 10.18224/educ.v14i2.1962. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1962. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos