v. 16 n. 2 (2013)

					Visualizar v. 16 n. 2 (2013)
Publicado: 30.04.2014
  • Editorial

    Elianda Figueiredo Arantes Tiballi, Denise Silva Araújo
    171-173
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3083

Apresentação

  • Infâncias e Crianças

    Romilson Martins Siqueira
    175-176
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3084

Artigos Temáticos

  • Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança

    Romilson Martins Siqueira
    177-200
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3085
  • Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças

    Catarina Tomás, Natália Fernandes
    201-216
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3086
  • Ação Social e Participação no Contexto da Creche

    Ângela Maria Scalabrin Coutinho
    217-228
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3111
  • O Direito à Participação das Crianças na Educação Infantil

    Kátia Adair Agostinho
    229-244
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3088
  • Subjetividade, Alteridade, Educação Infantil: problematizações à luz da teoria histórico-cultural

    Andréa Vieira Zanella
    245-258
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3089
  • A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância

    Sônia Santana da Costa
    259-270
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3090
  • Apreciação Estética: por uma educação do olhar

    Keyla Andrea Santiago Oliveira
    271-284
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3110
  • A Sexualidade da Criança no Cotidiano da Instituição Infantil

    Jennifer Martins Silveira
    285-296
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3092
  • Educação Sexual no Desenvolvimento Infantil

    Teresa Cristina Barbo Siqueira, Paula Maria Trabuco
    297-318
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3093

Temas em Debate

  • Concepções Sobre Inteligência de Professores Universitários

    Gustavo Villamizar Acevedo, Roberto Donoso Torres
    319-335
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3094
  • Representações Sociais Sobre Educação Infantil e Formação dos Docentes: o que dizem as pesquisas em educação no período de 2005 a 2011?

    Jaqueline Cristina Massucato, Heloisa Helena Oliveira de Azevedo
    337-358
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3095
  • O Legado do Movimento de Educação de Base (MEB) Goiás: contribuições para a constituição da extensão universitária no Brasil

    José Pereira Peixoto, Carolina Rezende de Souza
    359-369
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3097
  • A Participação do Estado: a política de financiamento da educação no Brasil

    Maria Esperança Fernandes Carneiro, Maria Cristina Dutra Mesquita
    371-389
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3098

Ponto de Vista

  • La Política de Inclusión en el País Vasco

    Pedro Maria Sánchez Amado
    391-407
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3099
  • Espaços e Linhas

    José Ternes
    409-411
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3100
  • A Técnica da Observação nas Ciências Humanas

    Marcos Antonio da Silva
    413-423
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3101