A Participação do Estado: a política de financiamento da educação no Brasil

Autores

  • Maria Esperança Fernandes Carneiro
  • Maria Cristina Dutra Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v16i2.3098

Resumo

Resumo: este artigo discute a participação do Estado nas políticas públicas educacionais, com enfoque de questões que envolvem o financiamento da educação brasileira. Abordamos os percentuais investidos, o custo aluno da Educação Básica, Superior e o ProUni. Intentamos por meio da dialética materialista, interpretar o movimento do real desvelando suas contradições, principalmente a luta das classes sociais na apropriação dos fundos públicos. A pesquisa quantiqualitativa foi utilizada como possibilidade de estudo do objeto e propiciou às pesquisadoras compreender as relações entre as políticas públicas de financiamento na concretização do acesso, permanência e conclusão na educação pública, compreendida como direito subjetivo. Palavras-chave: Educação. Neoliberalismo. Políticas públicas. Financiamento.

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Como Citar

CARNEIRO, M. E. F.; MESQUITA, M. C. D. A Participação do Estado: a política de financiamento da educação no Brasil. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 16, n. 2, p. 371–389, 2014. DOI: 10.18224/educ.v16i2.3098. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3098. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Temas em Debate