As Práticas de Organização e Gestão da Escola: Pela Preservação da Escola Como Lugar de Aprendizagem

Autores

  • Lucineide Maria de Lima Pessoni Faculdade de Inhumas-FacMais - Docente permanente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação. Secretaria de Estado da Educação Cultura e Esporte do Estado de Goiás Professora. Grupo de Pesquisa Teorias e Processos Pedagógicos (Cnpq) do PPGE PUC Goiás). http://orcid.org/0000-0002-3998-919X

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.8118

Palavras-chave:

Organização e Gestão da Escola, Administração Escolar, Aprendizagem.

Resumo

A proposta deste artigo é abordar a organização e gestão da escola em distintas concepções desde a visão clássica, destacando a visão pedagógica das práticas de organização e gestão escolar, bem como ressaltando a escola como espaço de aprendizagem. Parte-se da compreensão de que os objetivos educacionais da escola, notadamente a escola pública, devem atender à formação cognitiva aliada à formação de valores e atitudes que refletirão na atividade de professores e alunos. A metodologia utilizada para a realização deste estudo foi a pesquisa bibliográfica, por meio da qual buscou-se nas teorias de autores que se dedicam compreender os processos educativos na perspectiva da gestão e da aprendizagem. Observou-se que a organização e gestão da escola devem ser orientadas pela ação educacional e pedagógica, cujo objetivo é garantir permanentemente a existência de condições para que o ensino se realize. Para tanto, o caminho que os gestores têm a percorrer passa pelo entendimento de que administrar é oferecer “condição para” e o seu percurso é determinado pelo fim a que se destina o ensino-aprendizagem, ou seja, fim pedagógico e não fim econômico.

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Biografia do Autor

Lucineide Maria de Lima Pessoni, Faculdade de Inhumas-FacMais - Docente permanente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação. Secretaria de Estado da Educação Cultura e Esporte do Estado de Goiás Professora. Grupo de Pesquisa Teorias e Processos Pedagógicos (Cnpq) do PPGE PUC Goiás).

Doutorado em Educação (2017), Mestrado em Educação (2008), pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Faculdade de Inhumas-FacMais. Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação Cultura e Esporte do Estado de Goiás. Coordenadora do curso de Pedagogia na Faculdade de Inhumas - FacMais. Grupo de Pesquisa Teorias e Processos Pedagógicos (Cnpq) do PPGE PUC Goiás).

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Publicado

23.12.2019

Como Citar

PESSONI, L. M. de L. As Práticas de Organização e Gestão da Escola: Pela Preservação da Escola Como Lugar de Aprendizagem. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e8118, 2019. DOI: 10.18224/educ.v22i1.8118. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8118. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos