v. 22 (2019)

					Visualizar v. 22 (2019)
Publicado: 23.12.2019
  • EDITORIAL

    Raquel A. Marra da Madeira Freitas
    e8098
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.8098

Artigos Temáticos

  • Uso dos Resultados das Avaliações Externas da Escola

    Aisi Anne Ferreira Silveira, Luana Costa Almeida
    e6524
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.6524
  • Participação da Comunidade na Seleção de Diretores de Escolas Públicas: movimentos no Estado do Rio de Janeiro

    Daniela Patti do Amaral
    e7114
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7114
  • As Práticas de Organização e Gestão da Escola: Pela Preservação da Escola Como Lugar de Aprendizagem

    Lucineide Maria de Lima Pessoni
    e8118
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.8118
  • Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente

    Eveline da Silva Gontijo Moreira, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
    e7338
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7338
  • Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos

    Thamara Maria de Souza, Alisson Moura Chagas, Robson Dias, Victor Márcio Laus Reis Gomes
    e7213
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7213

Temas em Debate

  • Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária

    Anderson Araújo-Oliveira
    e6655
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.6655
  • Atualização dos Conceitos de Professor Autoritário e Democrático no Contexto da Sala de Aula

    Lila Spadoni, Fernando Lemes
    e6298
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.6298
  • Consciência Fonológica: Convergências e Divergências Entre Pesquisadores Vigotskianos e não-Vigotskianos

    Dagoberto Buim Arena
    e8096
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.8096
  • Mediações para o Desenvolvimento da Imaginação e da Criatividade na Educação Infantil Através do Stop Motion

    Rossilene Milhomem Jardim Costa, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
    e6282
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.6282
  • O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências

    Pâmela Esteves
    e6626
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.6626
  • Na Trilha de Michel Foucault: a Imprudência de Ensinar Arte na Escola

    Ana Rita da Silva, José Ternes
    e7380
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7380
  • A Educação a Partir da Experiência Estética Pré-Reflexiva Em Merleau-Ponty

    Mauricio Bueno da Rosa
    e7576
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7576
  • Esqueceram de Mim! o Que Dizem as Pesquisas Sobre o Atendimento em Creches no Brasil

    Heloisa Helena Oliveira de Azevedo
    e7722
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7722
  • Os Processos Educativos Regressivos Mediados pela Televisão Brasileira

    André Barcellos Carlos de Souza
    e6886
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.6886
  • Limites e Possibilidades Para Implementação da Modalidade EaD na Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí

    Andrea Cristina Versuti, Patrícia Moraes Veado
    e6336
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.6336
  • As Políticas Públicas Para Formação de Professores nos Centros de Atendimento Socioeducativo (CASE)

    Ireno Antônio Berticelli, Marcilei da Silva Bender
    e7493
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7493
  • Jovens Camponeses: sair ou ficar no campo?

    Alceu Zoia, Odimar João Peripolli, José Luiz Muller
    e7189
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7189
  • O Ciclo da Política do Programa de Atividades Complementares Curriculares em Contraturno Escolar no Estado do Paraná

    Eduard Angelo Bendrath, Andreia Paula Basei
    e7275
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7275
  • O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola

    Silvia Aparecida Caixeta Issa
    e6652
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.6652
  • A Organização da Instrução Primária nos Livros de Registro em Sergipe (1850-1861)

    Simone Silveira Amorim, Gleidson Santos da Silva
    e5418
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.5418
  • Armanda Álvaro Alberto: uma Educadora e Feminista Brasileira – a Lacuna Inaceitável da História

    Selma Regina Gomes
    e8114
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i2.8114
  • A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores

    Maria Célia da Silva Gonçalves, Luiz Síveres
    e7250
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7250
  • Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio: Apontamentos Sobre a Rede Federal de Educação Profissional

    Valdivina Alves Ferreira, Celeida Maria Costa de Souza e Silva
    e7073
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7073

Ponto de Vista

  • Institutos Federais, IFLEX ou Mini Universidades? A Institucionalização de um Projeto de Educação Voltado ao Trabalho

    Remi Castioni, Marco Antônio de Carvalho, Paulo de Sá Filho
    e7812
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.7812
  • Fechamento das Escolas do Campo: uma Análise Introdutória a Luz do Materialismo Histórico Dialético

    Maria Cristina das G. Dutra Mesquita, Carlos Antônio Rocha
    e8102
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.8102