Mediações para o Desenvolvimento da Imaginação e da Criatividade na Educação Infantil Através do Stop Motion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v22i1.6282

Palavras-chave:

Stop motion, Imaginação, Criatividade, Educação Infantil, Teoria histórico-cultural.

Resumo

O presente artigo traz um recorte da pesquisa de Mestrado, que tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento imaginativo e criativo de alunos na Educação Infantil por meio do uso da técnica de stop motion e com base na teoria histórico-cultural. Nessa investigação, buscou-se analisar os limites e as potencialidades da utilização dessa ferramenta como prática pedagógica e entender a relevância de atividades que estimulem a imaginação e a criatividade. A partir do estudo do material empírico, foi possível constatar a importância da proposição de modelos e do acolhimento das ideias das crianças, assim como analisar os dilemas da mediação.

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Biografia do Autor

Rossilene Milhomem Jardim Costa

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2018). Especialista em Arteterapia pela Faculdade Vicentina – FAVI, em convênio com o Núcleo de Arte e Educação – NAPE (2019). Arte-educadora.

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente. Psicóloga.

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Publicado

23.12.2019

Como Citar

COSTA, R. M. J.; ROCHA, M. S. P. de M. L. da. Mediações para o Desenvolvimento da Imaginação e da Criatividade na Educação Infantil Através do Stop Motion. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e6282, 2019. DOI: 10.18224/educ.v22i1.6282. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6282. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Temas em Debate