QUANDO AS PALAVRAS FOGEM, AS FLORES FALAM: ESTUDO DOS RITUAIS E DAS PRÁTICAS FUNERÁRIAS NO CAMINHO DA ROCINHA, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.18224/hab.v21i2.13626Palavras-chave:
Rituais, Práticas funerárias, Cemitérios rurais, Paisagem cultural, Chapada DiamantinaResumo
A presente pesquisa baseou-se na análise dos rituais e práticas funerárias realizadas no Caminho da Rocinha, no município de Boninal, Bahia. Trata-se de um território subdividido em pequenos povoados – Marcelos, Areão Branco, Rocinha, Ministro e Cutia –, que formam um corredor com cemitérios particulares e sepulturas isoladas. Essa configuração desperta a atenção por sua disposição geográfica, ou seja, por conter as formas tumulares como atributos da paisagem rural. Com isso, o objetivo desta pesquisa é compreender os hábitos, crenças e visões de mundo de tais comunidades, considerando que estas continuam a exercer rituais e práticas funerárias que fogem aos padrões seguidos pela modernidade, como, por exemplo, enterrar os mortos em sepulturas isoladas nos próprios quintais, acatando seus últimos desejos na forma de ritualizar e materializar a morte. Trata-se de um estudo com caráter etnográfico multimetodológico: quali-quanti, descritivo e analítico, que utiliza a análise espacial, formal e simbólica como ferramentas para percorrer os caminhos que desvendam as singularidades socioculturais e que evidenciam os cemitérios como portadores de mensagens simbólicas, mediadores de relações sensíveis entre vivos e mortos, como produtos culturais do modo de vida no meio rural.
Downloads
Referências
LIMA, Fabiane Lopes Pereira. Quando as palavras fogem, as flores falam: estudo dos rituais e das práticas funerárias no Caminho da Rocinha, Bahia. Dissertação (Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural) – UFRB, Cachoeira, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabiane Lopes Pereira de Pereira de
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).