QUANDO AS PALAVRAS FOGEM, AS FLORES FALAM: ESTUDO DOS RITUAIS E DAS PRÁTICAS FUNERÁRIAS NO CAMINHO DA ROCINHA, BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/hab.v21i2.13626

Palavras-chave:

Rituais, Práticas funerárias, Cemitérios rurais, Paisagem cultural, Chapada Diamantina

Resumo

A presente pesquisa baseou-se na análise dos rituais e práticas funerárias realizadas no Caminho da Rocinha, no município de Boninal, Bahia. Trata-se de um território subdividido em pequenos povoados – Marcelos, Areão Branco, Rocinha, Ministro e Cutia –, que formam um corredor com cemitérios particulares e sepulturas isoladas. Essa configuração desperta a atenção por sua disposição geográfica, ou seja, por conter as formas tumulares como atributos da paisagem rural. Com isso, o objetivo desta pesquisa é compreender os hábitos, crenças e visões de mundo de tais comunidades, considerando que estas continuam a exercer rituais e práticas funerárias que fogem aos padrões seguidos pela modernidade, como, por exemplo, enterrar os mortos em sepulturas isoladas nos próprios quintais, acatando seus últimos desejos na forma de ritualizar e materializar a morte. Trata-se de um estudo com caráter etnográfico multimetodológico: quali-quanti, descritivo e analítico, que utiliza a análise espacial, formal e simbólica como ferramentas para percorrer os caminhos que desvendam as singularidades socioculturais e que evidenciam os cemitérios como portadores de mensagens simbólicas, mediadores de relações sensíveis entre vivos e mortos, como produtos culturais do modo de vida no meio rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Lopes Pereira Lima, PPGap - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestra em Arqueologia e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2021). Bacharela em Museologia (UFRB,2017). Integrante do grupo de Pesquisa Recôncavo Arqueológico (UFRB). Sócia da ABEC - Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Foi bolsista do projeto: Os Cemitérios de Cachoeira e São Félix: identificação, análise e preservação.

Referências

LIMA, Fabiane Lopes Pereira. Quando as palavras fogem, as flores falam: estudo dos rituais e das práticas funerárias no Caminho da Rocinha, Bahia. Dissertação (Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural) – UFRB, Cachoeira, 2021.

Downloads

Publicado

23-02-2024

Como Citar

LIMA, F. L. P. QUANDO AS PALAVRAS FOGEM, AS FLORES FALAM: ESTUDO DOS RITUAIS E DAS PRÁTICAS FUNERÁRIAS NO CAMINHO DA ROCINHA, BAHIA. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 2, p. 533, 2024. DOI: 10.18224/hab.v21i2.13626. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/13626. Acesso em: 15 out. 2024.