Movimento de ocupação de escolas públicas-jovens estudantes contra a gestão da escola pública por organizações sociais

Autores

  • José Maria Baldino PUC Goiás
  • Felipe Silva de Freitas PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5457

Resumo

Resumo: O presente artigo integra os estudos temáticos do Colóquio Internacional “Cultura e Poder em tempos de (Des) Humanização, abordando os Movimentos Sociais Contemporâneos. Conferimos relevância política e teórica para o campo de estudos na área de educação, registrar e problematizar o Movimento de Ocupação das Escolas Públicas, de luta e resistência à política governamental goiana de terceirizar, transferir a gestão das escolas públicas para Organizações Sociais- OS. As análises se aportaram nas contribuições teóricas da sociologia associadas a uma entrevista aprofundada com um Jovem participante da primeira geração de Ocupação em Goiás,especificamente na cidade Anápolis- Goiás.No campo de estudos da educação-história-cultura, recorrer à categoria da memória diante de um objeto temático novo,móvel,que se renova e amplia, diante de novas agendas e demandas políticas, significa acreditar nas possibilidades explicativas para apreender analiticamente desse movimento, sua natureza, objetivos, forma de organização,estratégias políticas,confrontos com a polícia, prisões,desafios e conquistas. Palavras-chave: Movimentos Sociais, Ocupação de Escolas, Educação Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Maria Baldino, PUC Goiás

Sociólogo, Doutor em Educação, Prof. Titular PUC Goiás,Escola de Formação de Professores e Humanidades-Sociologia,Programa de Pós-Graduação em Educação,LP Educação,Sociedade e Cultura, DP CNPq Educação,História,Memória e Cultura em diferentes espaços sociais.

Felipe Silva de Freitas, PUC Goiás

Universitário de Licenciatura em Geografia na UFG e de História na PUC Goiás Felipe Silva de Freitas. Bolsista de PIBIC do projeto: “Preconceito e Discriminação na PUC Goiás: Educando para uma Cultura de Paz .”Coordenado pela Professora Dra. Thais Alves Marinho.

Downloads

Publicado

21.02.2017

Como Citar

BALDINO, J. M.; FREITAS, F. S. de. Movimento de ocupação de escolas públicas-jovens estudantes contra a gestão da escola pública por organizações sociais. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 3, p. 902–926, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i3.5457. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5457. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos