Brasil carinhoso: análises iniciais sobre a concepção de criança no programa

Autores

  • Ingrid Leão Mendes Fontana Univille
  • Rosânia Campos Univille

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v19i2.5416

Resumo

Resumo: Nas últimas décadas observamos um movimento intenso de formulação e implementação de políticas públicas cujo público alvo é a criança e sua educação. Essa centralidade é condicionada por vários fatores e legitimada por diferentes discursos, entre esses, o discurso de defesa da criança como sujeito de direitos e cidadã. Tendo como foco essa questão, o presente texto é uma discussão teórica de como a concepção de criança é definida em documentos oficias de políticas públicas para educação e infância. De modo específico, nesse artigo o objetivo é uma análise inicial do Programa Brasil Carinhoso. Palavras-chave: Políticas Públicas para Educação Infantil; Educação Infantil; Criança; Infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Leão Mendes Fontana, Univille

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Univille.

Rosânia Campos, Univille

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Univille; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Práticas Educativas para Educação e Infância – GPPEI.

Downloads

Publicado

14.02.2017

Como Citar

FONTANA, I. L. M.; CAMPOS, R. Brasil carinhoso: análises iniciais sobre a concepção de criança no programa. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 737–755, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5416. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5416. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Ponto de Vista