INCLUSÃO ESCOLAR: TRANSMUDAÇÃO DA DIFICULDADE EM TRANSTORNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.14130

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Patologização, Dificuldade/Transtorno

Resumo

O conteúdo deste artigo está vinculado a uma pesquisa que aborda a temática Inclusão Escolar com foco no problema da prática educacional que se configura como patologizante das dificuldades ligadas ao processo de escolarização por meio de sua transmudação em transtornos. O objetivo é discorrer a respeito da prática de patologização da educação que vem se instaurando de forma naturalizada no interior das escolas, partindo da ideia de que esta prática se intensificou com a implantação da escola inclusiva e a interpretação do conceito de necessidades educacionais específicas sob a visão de um modelo baseado no defeito. Quanto à metodologia, é uma pesquisa de cunho qualitativo e documental, que vem sendo realizada com o objetivo de traçar aproximações entre a realidade da Educação Inclusiva, no Brasil e na Argentina. Traz o resultado de um estudo teórico a partir de autores como Mitller (2003), Moysés e Collares (2014) e uma pesquisa documental em relatórios estatísticos disponibilizados pelos Ministérios da Educação do Brasil e da Argentina, com recorte temporal de 2017 e 2021, trazendo dados quantitativos da matrícula de alunos com diagnóstico de deficiência intelectual. Os resultados apontam um aumento significativo de crianças e jovens, matriculados em classes comuns, na Educação Básica, modalidade de Educação Especial, diagnosticados com esta condição. Considerando a prática do diagnóstico aligeirado e a identificação precoce de problemas em escolares que fogem ao padrão escolar normalizado, acredita-se que a dificuldade no processo de escolarização deixa de ser foco de um investimento pedagógico para se tornar uma questão clínica.

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Biografia do Autor

Selma Regina Gomes, Faculdade de Inhumas, Goiás, Brasil

Doutora em Educação. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Inhumas (Goiás).

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Gestão da Informação e Conhecimento. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e desenvolvimento. Pedagoga. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias e no Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual de Goiás. Líder do GEPEDI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão.

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Publicado

05.03.2024

Como Citar

GOMES, S. R.; REIS, M. B. de F. INCLUSÃO ESCOLAR: TRANSMUDAÇÃO DA DIFICULDADE EM TRANSTORNO. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 20 páginas, 2024. DOI: 10.18224/educ.v26i1.14130. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/14130. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos