MOTIVAÇÕES DOS JOVENS PARA INGRESSO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISISONAL

Autores

  • Aline Beatriz Germano Silveira Vinculo institucional: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Formação: Mestre em Políticas Publicas e Gestão Educacional/ Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0003-3221-3388
  • Luciana Bagolin Zambon Vínculo institucional:Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Formação: Doutora em Educação/ Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v26i1.12184

Palavras-chave:

Motivações, Juventude, Ensino médio integrado

Resumo

O texto apresenta recortes dos resultados de uma pesquisa mais ampla, na qual fomos movidos pelo interesse de refletir se as atuais políticas públicas vêm ao encontro das expectativas dos jovens ou servem mais para o controle das juventudes? De modo a operacionalizar a realização da pesquisa, propomos o seguinte objetivo: compreender os motivos que levam os jovens a optarem pelo ensino médio integrado à educação profissional em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), localizado no interior do estado do RS. Para coletar informações, aplicamos questionário para estudantes regulamente matriculados nos cursos de ensino médio integrado à educação profissional em um campus IFET situado no interior do estado do Rio Grande do Sul. O questionário foi disponibilizado de forma online, por meio da plataforma Google Forms, e foi respondido por 100 estudantes. Para proceder ao tratamento e análise das informações, utilizamos a categorização temática, proposta por Charmaz (2009). A partir dos resultados, percebemos que os jovens são levados a ingressar no ensino médio integrado por diferentes fatores, mas principalmente pela educação de qualidade. Embora a escolarização por si só não afaste o jovem das condições de vulnerabilidade, o acesso à educação de qualidade pode proporcionar condições mais dignas de vida e de existência. Concluímos, portanto, que a instituição procura colaborar não apenas com a igualdade de condições de acesso, procurando também garantir os padrões de qualidade mínimos, para permanência e desempenho escolar.

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Biografia do Autor

Aline Beatriz Germano Silveira, Vinculo institucional: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Formação: Mestre em Políticas Publicas e Gestão Educacional/ Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional/ Universidade Federal de Santa Maria. Técnica Administrativa em Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Luciana Bagolin Zambon, Vínculo institucional:Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Formação: Doutora em Educação/ Universidade Federal de Santa Maria.

Doutora em Educação/ Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Departamento de Administração Escolar da UFSM. Tem experiência na área de pesquisa em Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Recursos e estratégias didáticas na Educação em Ciências, Livros Didáticos e o Programa Nacional do Livro Didático, Políticas Educacionais e o Ensino Médio. É líder do Grupo de Pesquisa "Políticas Educacionais, Escola e Trabalho Docente".

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Publicado

15.01.2024

Como Citar

GERMANO SILVEIRA, A. B.; BAGOLIN ZAMBON, L. MOTIVAÇÕES DOS JOVENS PARA INGRESSO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISISONAL. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 25 páginas, 2024. DOI: 10.18224/educ.v26i1.12184. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12184. Acesso em: 28 abr. 2024.

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Temas em Debate