IGREJA DE MIGRANTES E PAULO FREIRE: LER A HISTÓRIA A PARTIR DAS PESSOAS QUE SOFREM AS DORES DO MUNDO

Autores

  • Teobaldo Witter Universidade Federal de Mato Grosso / UFMT

DOI:

https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9179

Palavras-chave:

Migrantes, Teologia Pastoral, Pedagogia do Oprimido, Comunidades luteranas.

Resumo

O texto é resultado de pesquisa e reflexões sobre trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) na constituição de grupos e comunidades na Transamazônica, entre Altamira e Itaituba, no estado do Pará, de 1974 a 1985. No encontro de migrantes naquele território, ao longo da rodovia aberta na floresta, surgiram grupos comunitários. Estes articularam seu jeito próprio de se organizar, estudar, apreender, dialogar, denunciar, celebrar. Teologia evangélica luterana, leitura popular da bíblia, pedagogia dialógica e libertadora de Paulo Freire foram fundamentais no processo popular de formação de lideranças de setores e das próprias comunidades. O presente artigo narra reflexivamente sobre dificuldades de encontrar gente formada e disposta para encarar os desafios de igreja migrante em áreas distantes de centros de formação e de comunidades constituídas. Diante do problema da falta de mão de obra na pastoral, as pequenas e pobres comunidades encontraram na formação de seus membros um caminho para realizar ações pertinentes à vida das comunidades e a prática da solidariedade. O método Paulo Freire, baseado na realidade do povo, usando a vida e seu contexto concreto, foi a melhor maneira de ensino e aprendizado, sendo uma pedagogia de oprimidos e excluídos, como no caso dos migrantes empobrecidos na Transamazônica, no Estado do Pará. A narrativa sobre comunidades nas Novas Áreas resulta do fato de a Comunidade Luterana ter ido além do senso comum, da comunidade pronta e acabada. E se ocupou em estudar e pensar bíblia, teologia, pedagogia, fé, amor em trabalhos no plantio de roças com cuidado e atenção pela preservação ambiental, solidariedade e diaconia.

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Biografia do Autor

Teobaldo Witter, Universidade Federal de Mato Grosso / UFMT

Doutor em Educação (UFMT). Mestre em Teologia (Faculdades EST). Professor nas Faculdades Integradas de Várzea Grande, MT. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação- Instituto de Educação, na Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT.

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Publicado

06.12.2021

Como Citar

WITTER, T. IGREJA DE MIGRANTES E PAULO FREIRE: LER A HISTÓRIA A PARTIR DAS PESSOAS QUE SOFREM AS DORES DO MUNDO. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 4, p. 185–204, 2021. DOI: 10.18224/cam.v19i4.9179. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9179. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê / Dossier