v. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire

Editorial

  • ESPERANÇAR E CONVIVER PARA EDUCAR!

    Ivoni Richter Reimer
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.12100

Apresentação

  • 100 ANOS DE PAULO FREIRE: RELAÇÕES EMANCIPATÓRIAS ENTRE EDUCAÇÃO E RELIGIÃO

    Ivoni Richter Reimer, Claudete Beise Ulrich, Jefferson Zeferino, Everton Nery Carneiro, Eduardo Soncini Miranda
    6-16
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.12101

Dossiê / Dossier

  • AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE PAULO FREIRE: MUNDANEIDADE E TRANSCENDENTALIDADE

    Valdir Stephanini, Julio Cezar de Paula Brotto
    17-33
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9147
  • LIBERDADE TRANSCENDENTE: INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO E A RELIGIÃO NA COSMOVISÃO DE PAULO FREIRE

    Denis Cotta
    34-54
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9105
  • PRESSUPOSTOS ONTOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO EM PAULO FREIRE

    Douglas João Orben
    55-70
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9129
  • ESPERANÇA, HUMANIZAÇÃO E FUTURO EM PAULO FREIRE: UMA APROXIMAÇÃO A JÜRGEN MOLTMANN

    Cirlene Cristina de Sousa, Marcial Maçaneiro
    71-87
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9151
  • UMA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA E DA CO-HUMANIDADE: PAULO FREIRE E KARL BARTH EM DIÁLOGO

    Jefferson Zeferino, Everton Nery Carneiro
    88-106
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9206
  • A PERTINÊNCIA DE IDEAIS EMANCIPATÓRIOS FREIRIANOS NA REALIDADE CONJUNTURAL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: TECENDO DIÁLOGOS E PARTILHANDO VIVÊNCIAS

    Celso Gabatz, Rosângela Angelin
    107-123
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9241
  • EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA CRÍTICA EM PAULO FREIRE: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DA RELIGIÃO EM TEMPOS DE FUNDAMENTALISMOS

    André Luiz Boccato Almeida, Patrícia Carneiro de Paula
    124-137
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9114
  • A DIMENSÃO CRÍTICA E RADICAL DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE DIANTE DA DISPUTA PELA HEGEMONIA ENTRE DUAS PEDAGOGIAS NO BRASIL: HORIZONTES POSSÍVEIS E DESAFIOS IMEDIATOS

    César Nunes, Eduardo Soncini Miranda
    138-163
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9212
  • FILOSOFIA POLÍTICA E A IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DO OPRIMIDO NA LITERATURA BÍBLICA

    Romilson da Silva Sousa
    164-184
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9148
  • IGREJA DE MIGRANTES E PAULO FREIRE: LER A HISTÓRIA A PARTIR DAS PESSOAS QUE SOFREM AS DORES DO MUNDO

    Teobaldo Witter
    185-204
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9179
  • FREIRE NA FINLÂNDIA: TRAJETÓRIAS DA PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO NORTE GLOBAL

    Juha Suoranta, Tuukka Tomperi, Márcio Mota Pereira
    205-227
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9183
  • PERSEGUINDO O INÉDITO VIÁVEL: A PEDAGOGIA FREIRIANA, A NECESSIDADE DA LINGUAGEM INCLUSIVA E A DENÚNCIA À NEOLÍNGUA DO GENERISMO QUEER

    Claudete Beise Ulrich, Marga Janete Ströher, Nivia Ivette Núñez de la Paz
    228-247
    DOI: https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9180