ESPERANÇA, HUMANIZAÇÃO E FUTURO EM PAULO FREIRE: UMA APROXIMAÇÃO A JÜRGEN MOLTMANN

Autores

  • Cirlene Cristina de Sousa UEMG - Universidade Estatual de Minas Gerais
  • Marcial Maçaneiro PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9151

Palavras-chave:

Humanidade, Educação, Escatologia, Sociedade, Reino de Deus

Resumo

No contexto da recente crise ambiental, alimentar e sanitária, o pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Moltmann sobre a esperança reafirma sua atualidade, com suas respectivas obras Pedagogia da Esperança e Teologia da Esperança. Freire desenvolve uma pedagogia, com viés educativo-social, na qual assume a esperança como imperativo histórico e existencial, a promover a plena humanização dos sujeitos. Moltmann, por sua vez, discorre sobre a esperança como princípio teológico, de viés histórico-escatológico, que traz para o tempo presente o novum ultimum do Reino de Deus. Lidos em aproximação, ambos valorizam a esperança como virtude ativa, aliada ao senso crítico, na dialética entre presente e futuro, como fator de transformação social e de realização humana. Isso se demonstra em três proposições em que os autores convergem: 1) a esperança dinamiza a humanização da pessoa e da sociedade; 2) a esperança promove uma vida mais plena; 3) a esperança possibilita o novo, construindo o futuro nas escolhas do presente. A partir dessas proposições, são examinados os argumentos, as ênfases próprias e as correlações dos autores, aproximando as perspectivas da Educação (Freire) e da Teologia (Moltmann) num projeto de “nova humanidade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cirlene Cristina de Sousa, UEMG - Universidade Estatual de Minas Gerais

Doutora em Educação e Mestra em Comunicação Social (UFMG), com estudos na Universidade do Minho (Portugal). Docente da Pós-Graduação em Educação (UEMG). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens e Pesquisadora do Observatório da Juventude (UFMG).

Marcial Maçaneiro, PUCPR

Doutor em Teologia (Universidade Gregoriana, Roma), com pós-doutorado (Universidade Católica Portuguesa, Lisboa). Docente do Programa de Pós-graduação em Teologia (PUCPR). Pesquisador colaborador na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e da Universidade Santo Tomás (Bogotá). Teólogo da Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal (Vaticano).

Referências

BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Rio de Janeiro: Edições UERJ, 2005.

BOFF, Leonardo. A ressurreição de Cristo: a nossa ressurreição na morte. Petrópolis: Vozes, 1974.

BOFF, Leonardo. Vida para além da morte. Petrópolis: Vozes, 1980.

CULLMANN, Oscar. Salvation in History. London: SCM & Canterbury Press, 1970.

FREIRE, Paulo. Carta a um jovem teólogo. Revista A Serviço da Palavra ano I, n. 1, 1976. p. 17-22.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 24. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 2. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GUTIÉRREZ J., Mario. La esperanza de la vida: introducción a la escatología cristiana. Bogotá: Ed. Pontificia Universidad Javeriana, 1982.

HALIK, Tomás. Fé e espiritualidade. In: INCERTI, F.; CÂNDIDO, D. B. (orgs.). Fragmentos de uma pandemia. Curitiba: PUCPRESS, 2020. p. 65-66.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Atlas da violência 2020. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes>. Acesso em: 12 Ago. 2021.

LIBÂNIO, João Batista; BINGEMER, Maria Clara. Escatologia cristã: o novo céu e a nova terra. Petrópolis: Vozes, 1985.

MOLTMANN, Jürgen. Theologie der Hoffnung. München: Kaiser Verlag, 1964.

MOLTMANN, Jürgen. Religion, Revolution and Future. New York: Scribner's Sons Publisher, 1969.

MOLTMANN, Jürgen. Teologia da Esperança. 3. ed. São Paulo: Editora Teológica; Edições Loyola, 2005.

MOLTMANN, Jürgen. Vida, esperança e justiça: um testamento para a América Latina. São Bernardo do Campo, SP: Editeo, 2008.

ZILLES, Urbano. Esperança para além da morte. Porto Alegre: Ed. Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1980.

Downloads

Publicado

06.12.2021

Como Citar

DE SOUSA, C. C.; MAÇANEIRO, M. ESPERANÇA, HUMANIZAÇÃO E FUTURO EM PAULO FREIRE: UMA APROXIMAÇÃO A JÜRGEN MOLTMANN. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 4, p. 71–87, 2021. DOI: 10.18224/cam.v19i4.9151. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9151. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê / Dossier