ESPERANÇA, HUMANIZAÇÃO E FUTURO EM PAULO FREIRE: UMA APROXIMAÇÃO A JÜRGEN MOLTMANN
DOI:
https://doi.org/10.18224/cam.v19i4.9151Palavras-chave:
Humanidade, Educação, Escatologia, Sociedade, Reino de DeusResumo
No contexto da recente crise ambiental, alimentar e sanitária, o pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Moltmann sobre a esperança reafirma sua atualidade, com suas respectivas obras Pedagogia da Esperança e Teologia da Esperança. Freire desenvolve uma pedagogia, com viés educativo-social, na qual assume a esperança como imperativo histórico e existencial, a promover a plena humanização dos sujeitos. Moltmann, por sua vez, discorre sobre a esperança como princípio teológico, de viés histórico-escatológico, que traz para o tempo presente o novum ultimum do Reino de Deus. Lidos em aproximação, ambos valorizam a esperança como virtude ativa, aliada ao senso crítico, na dialética entre presente e futuro, como fator de transformação social e de realização humana. Isso se demonstra em três proposições em que os autores convergem: 1) a esperança dinamiza a humanização da pessoa e da sociedade; 2) a esperança promove uma vida mais plena; 3) a esperança possibilita o novo, construindo o futuro nas escolhas do presente. A partir dessas proposições, são examinados os argumentos, as ênfases próprias e as correlações dos autores, aproximando as perspectivas da Educação (Freire) e da Teologia (Moltmann) num projeto de “nova humanidade”.Downloads
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