Desenvolvimento, Profissionalismo e Economia da Cultura: desafios para a profissionalização dos gestos culturais no Estado de Goiás

Autores

  • Aline Tereza Borghi Leite PUC Goiás
  • Juliano de Castro Silvestre PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18224/baru.v3i1.5831

Resumo

nas últimas décadas, as cidades têm desempenhado um novo papel na economia global, ocupando uma centralidade e alterando a territorialidade e a geografia do poder, em razão da globalização e do incremento do setor de serviços. Nesse panorama, a cultura constitui-se como um elemento de considerável importância para o desenvolvimento econômico e social das cidades. O Brasil das “belas-artes”, da música erudita e das expressões culturais, que estava restrito a pequenos grupos, tem se transformado à medida que mais grupos sociais produzem e consomem cultura. Em suas várias linguagens e modalidades, a cultura se tornou um bem simbólico tangível, capaz de gerar renda e empregos, contribuindo para o desenvolvimento social, humano e sustentável. O objetivo do artigo é discutir como se relacionam as dinâmicas da globalização da economia e o papel desempenhado pelos grandes centros urbanos, articulando desenvolvimento e profissionalização no campo da cultura, apontando os caminhos para a profissionalização das carreiras e seus efeitos para a Economia da Cultura. Nesse cenário, o incentivo de políticas públicas culturais às cidades firma-se como uma boa estratégia de crescimento e de geração de emprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Tereza Borghi Leite, PUC Goiás

Professora no Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos.

Juliano de Castro Silvestre, PUC Goiás

Administrador de Empresas pela PUC-GO. Pós-Graduado em Marketing pela UFRJ. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
pela PUC Goiás. Goiânia, Brasil. Bolsista Taxista Capes. 

Downloads

Publicado

25.08.2017

Como Citar

LEITE, A. T. B.; SILVESTRE, J. de C. Desenvolvimento, Profissionalismo e Economia da Cultura: desafios para a profissionalização dos gestos culturais no Estado de Goiás. Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Goiânia, Brasil, v. 3, n. 1, p. 58–70, 2017. DOI: 10.18224/baru.v3i1.5831. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/5831. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos