Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaro(amos) que este texto é inédito, de minha(nossa) autoria e não está enviado para avaliação simultânea em outro periódico. Dados pesquisados em fontes diversas são citados mediante nota bibliográfica ou explicativa, corretamente relacionados numa lista de títulos ao final do texto. Compreendemos que o plágio acadêmico é delito grave e que a PUC Goiás tem meios legais para lidar com tal situação. Diante disso, estou(amos) ciente(s) de que meu(nosso) texto será submetido a um detector de plágio, após ser aceito pelo Editor da Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, RTF ou WordPerfect.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • O manuscrito está de acordo com o template da revista.
  • Enviar Folha de Identificação na submissão do artigo os autores devem enviar, via sistema online, uma página separada do artigo contendo:
    1) Título no idioma original do artigo e título em inglês para artigos em português e em espanhol;
    2) Nome completo de cada autor;
    3) Afiliação de cada autor (com Universidade, Cidade, Estado (se houver), País);
    4) Endereço eletrônico de cada autor;
    5) Indicar qual dos autores é o autor correspondente;
    6) ORCID de cada autor;
    7) Contribuição de cada autor para o manuscrito, a Baru adota o sistema de especificação baseado no sistema CRediT (Contributor Roles Taxonomy);
    8) Indicação sobre conflito de interesse (se não houver conflito, por favor, declare “não há conflito de interesse”);
    9) Fonte de financiamento do artigo (se não houver fonte financiamento, por favor, declare “não há fonte de financiamento”) e
    10) Agradecimentos (se houver).

Diretrizes para Autores

Os originais poderão ser enviados em qualquer época do ano. Eles serão apreciados inicialmente pelo Editor da revista. Se estiverem de acordo com as normas da revista, serão encaminhados a pareceristas ad hoc por eles indicados, com reconhecida competência na área de conhecimento, com garantia de sigilo e anonimato tanto da autoria quanto do parecerista.
A revisão linguística e a normalização são de responsabilidade do autor. Os textos que não estiverem conforme o padrão culto da língua portuguesa, da linguagem acadêmica e com a estrutura correta não serão encaminhados para avaliação. A editora se responsabiliza pela diagramação dos textos conforme o projeto gráfico de cada revista e pela inserção delas no SEER.

Para a submissão dos textos devem ser observadas as seguintes normas editoriais da Revista Baru:

Os textos devem conter (Passo 2 da submissão - Transferência do manuscrito):

- nenhuma identificação do(a) autor(a) e co-autor(a/es);

Os originais deverão, de modo geral, ter a seguinte extensão:
artigo científico e ensaio (de 15 a 20 páginas).

Os autores serão responsáveis pelo conteúdo dos textos publicados, incluindo autenticidade e citações corretas de todo o material. Os autores são também responsáveis por obter permissão escrita para publicar materiais originais (tais como fotografias, comunicações pessoais etc.) protegidos por leis internacionais de direitos autorais, responsabilizando-se também por quaisquer pagamentos implicados com sua reprodução.

Serão aceitas colaborações nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.

Os originais deverão apresentar o título do texto, o resumo e as palavras-chave nas três línguas.

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à revista. Todo material destinado à publicação já aprovado pela revista não mais poderá ser retirado pelo autor sem a prévia autorização do Conselho Editorial. Caso um texto publicado em uma revista científica da PUC Goiás seja encaminhado para outros meios de divulgação, o autor ficará responsável por fazer constar a legenda da revista em que seu texto foi publicado na PUC Goiás.

Os autores deverão utilizar o template na preparação de seus manuscritos.

Enviar Folha de Rosto: na submissão do artigo os autores devem enviar, via sistema online, uma página separada do artigo contendo:
1) Título no idioma original do artigo e título em inglês para artigos em português e em espanhol;
2) Nome completo de cada autor;
3) Afiliação de cada autor (com Universidade, Cidade, Estado (se houver), País);
4) Endereço eletrônico de cada autor;
5) Indicar qual dos autores é o autor correspondente;
6) ORCID de cada autor;
7) Contribuição de cada autor para o manuscrito, a Baru adota o sistema de especificação baseado no sistema CRediT <a href="https://credit.niso.org/"> (Contributor Roles Taxonomy)</a>;
8) Indicação sobre conflito de interesse (se não houver conflito, por favor, declare “não há conflito de interesse”);
9) Fonte de financiamento do artigo (se não houver fonte financiamento, por favor, declare “não há fonte de financiamento”) e
10) Agradecimentos (se houver).

Formatação:

Arquivo digital em Word;
Papel: A4;
Margens: sup./esq. 3cm; inf./dir. 2cm;
Margem de parágrafo: 1,25;
Letra: Times New Roman;
Tamanho: 12 para texto; 10 para citação com mais de três linhas com recuo de 4cm; quadros, tabelas e figuras;
Entrelinha: 1,5 para texto; 1,0 para citações recuadas, quadros, tabelas e figuras.

Notas Explicativas (Notas de Fim de Texto)

As notas explicativas devem ser somente com explicações ou complementos e não com referências bibliográficas ou eletrônicas completas. As notas explicativas devem constar no final texto.

Referências

A lista de referências segue o padrão da NBR 6023, deve ser apresentada ao final do texto, em ordem alfabética, fonte Times New Roman 12, com espaçamento simples entre linhas.

Livro

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor por extenso. Título do livro em itálico. Nome do local: Nome da Editora, ano da publicação.

MOYSÉS, Aristides. Cidade, segregação urbana e planejamento. Goiânia: Ed. da UCG, 2005.

Capítulo de livro

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor por extenso. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor por extenso. Título do livro em itálico. Nome do local: Nome da Editora, ano da publicação. intervalo de páginas do capítulo.

FERNANDES, Bernardo Mançano; WELCH, Clifford Andrew. Campesinato e agronegócio da laranja nos EUA e Brasil. In: FERNANDES, Bernardo Mançano (Orgs.). Campesinato e Agronegócio na América Latina: a questão agrária atual. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 45-69. 

Artigo científico 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor por extenso. Nome do artigo. Nome da revista em itálico, local, volume, número, intervalo de páginas, intervalo de mês, ano da publicação.

BRANDÃO, Carlos. A busca da utopia do planejamento regional. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, nº 20, p. 17-37, jan./jun. 2011

Dissertação ou tese

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor por extenso. Título da monografia em itálico. Monografia (especificar área e departamento).  Instituição da defesa, local, data.

BITTAR, Marcos Haddad. Transformações econômicas e infraestrutura de transportes em Goiás (1960-2014). Tese (Doutorado em Economia) - UNICAMP, Campinas, 2016 

Apresentar no final do texto a data de recebimento e aprovação do artigo, com dia e mês com dois algarismos e ano com quatro algarismos. Ex.: Recebido em: 00.00.0000. Aprovado em: 00.00.0000.

Resenhas

A resenha deve apresentar como cabeçalho título, autoria da resenha e referência completa do livro resenhado. O título deve apresentar um asterisco indicando data de recebimento e data de aprovação da resenha no final do texto. A autoria deve apresentar dois asteriscos com minicurrículo. É indispensável a referência completa do livro.

Ex.: COSTA E SILVA, Athos Magno. O Estado e o Campo no Brasil 1930-1964. Revolução conservadora das elites e luta pela terra na retaguarda do país. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2016.

b) Os dados relativos ao(s) autor(res) devem conter (Passo 3 da submissão - Inclusão de metadados):

- Nome do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
- Vínculo institucional do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
- Endereço, e-mail e telefone para contato.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.