Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v19i1.5017Resumo
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratégias de mediação utilizadas por surdos, quando estes construíam conhecimento compartilhado. O estudo, realizado num centro de apóio ao surdo, com apenas duas duplas daquela instituição teve enfoque etnográfico. Foram filmadas as atividades das duplas e seguiu-se à transcrição do material destinado à análise microgenética. Tomou-se como unidade de análise a atividade discursiva dos alunos. As teorias que orientaram esse trabalho foram: a teoria histórico-cultural de Vygotski e a teoria da linguagem de Bakhtin. Analisamos as diferentes estratégias para as operações de soma e divisão no âmbito das funções psicológicas superiores. O estudo das estratégias permitiu realizar uma reflexão em torno da idéia de que a psicologia poderia estabelecer como foco a experiência visual dos surdos, discurso este para além da deficiência. Palavras-Chave: Mediação; Surdez; Teoria Histórico-Cultural; Teoria Dialógica; Análise MicrogenéticaDownloads
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Publicado
27.09.2016
Como Citar
CHAVES, H. V.; COLAÇO, V. de F. R. Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 1, p. 77–98, 2016. DOI: 10.18224/educ.v19i1.5017. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017. Acesso em: 26 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos Temáticos