Culto Mariano no Noroeste de Minas: uma herança do Império Português

Autores

  • Maria Célia da Silva Gonçalves FINAM
  • Margareth Vetis Zaganelli UFES

DOI:

https://doi.org/10.18224/mos.v7i2.4142

Resumo

Resumo: Introduzidas desde o início da colonização portuguesa, as celebrações à Maria sempre se fizeram presentes no calendário católico brasileiro. Atualmente, expressivas manifestações devocionais e romarias ocorrem em todas as regiões do país. O presente trabalho investiga a representação dos milagres atribuídos à Nossa Senhora da Abadia pelos romeiros que frequentam a tradicional Festa de Andrequicé, realizada desde o século XIX, em um vilarejo chamado Andrequicé, localizado no município de Presidente Olegário, distrito de Galena (MG). A Romaria de Nossa Senhora da Abadia acontece todos os anos, na primeira quinzena de agosto, culminando no dia 15 de agosto, data em que é comemorado o dia da Santa, reunindo fiéis dos municípios de Presidente de Olegário, João Pinheiro, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté, dentre outros. Os romeiros muitas vezes se deslocam de suas casas em direção ao Santuário, fazendo longas caminhadas ou em carros de bois, oferecendo assim, um verdadeiro espetáculo de tradição e religiosidade, aos olhos dos visitantes. Palavras-chave: Culto Mariano. Representações. Memórias. Romaria

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Célia da Silva Gonçalves, FINAM

Doutora em Sociologia e Mestre em História pela Universidade de Brasília. Especialista em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora de Ãtica Profissional, Metodologia Científica e de Sociologia na Faculdade FINOM. Coordenadora dos Cursos de História e do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Cidade de João Pinheiro.

Margareth Vetis Zaganelli, UFES

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Direito pela UFMG. Estágio Pós-Doutoral na Scuola di Giurisprudenza da Università degli Studi di Milano-Bicocca. Estágio Pós-Doutoral na Scuola di Giurisprudenza da Alma Mater Studiorum Università di Bologna. Professora visitante da universitá di milano-Bicocca-UNIMIB. Professora Associada da UFES.

Downloads

Publicado

25.08.2015

Como Citar

GONÇALVES, M. C. da S.; ZAGANELLI, M. V. Culto Mariano no Noroeste de Minas: uma herança do Império Português. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 7, n. 2, p. 139–148, 2015. DOI: 10.18224/mos.v7i2.4142. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4142. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Dossiê