MÃES-UNIVERSITÁRIAS: AS DIFICULDADES DURANTE A GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.18224/mos.v16i4.12605Palavras-chave:
Mães-universitárias, Rede social de apoio, Educação Física, Tripla jornada, Universidade.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção das mães-universitárias do curso de Educação Física (EF) sobre os maiores desafios encontrados por estas acadêmicas, no que diz respeito a sua formação, através do entendimento sobre maternidade e maternagem. Foi aplicado um questionário on-line, relacionado às suas dificuldades associadas à maternidade e à graduação, para 12 (doze) acadêmicas do curso de EF de uma universidade pública no Norte de Minas Gerais. Foi possível demonstrar que as mães-universitárias, participantes da pesquisa, possuem dificuldades em organizar sua tripla jornada, visto que não se sentem amparadas pela universidade e, em muitos casos, não possuem uma rede social de apoio. Concluímos que a necessidade do desenvolvimento de políticas de permanência dentro da instituição é urgente para que as mães-universitárias não somente permaneçam na mesma, concluam suas graduações e possam ainda construir expectativas a partir disso.Downloads
Referências
ANDRADE, Joana El-Jaick. O feminismo marxista e a demanda pela socialização do trabalho doméstico e do cuidado com as crianças. Revista Brasileira de Ciência Política [online]. 2015, v. 00, n. 18. p. 265-300. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/wcjHdhyJbhgRqhPQxfrBnFQ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 mar. 2022.
BALUTA, Maria Cristina e Moreira, Dirceia. A injunção social da maternagem e a violência. Revista Estudos Feministas [online]. 2019, v. 27, n. 2. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/FyKrFxRTTBCVQ36GPcYm53y/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 05 maio 2022.
BARBOSA, Priscila Bezerra. Maternidade e os não-lugares da mulher que é mãe. Revista África e Africanidade. Ano XI, n 29, fev. 2019. Disponívelem: https://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/0300022019.pdf Acesso em: 20 jul. 2022.
BITENCOURT, Silvana Maria (2020). A maternidade para um cuidado de si: Desafios para a construção da equidade de gênero. Estudos De Sociologia, 24(47). Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11407 Acesso em: 15 jan. 2022
FOLLADOR, Kellen Jacobsen. A mulher na visão do patriarcado brasileiro: uma herança ocidental. Revista Fato & Versões. n.2, v.1, p. 3-16, 2009. Disponível em: https://docplayer.com.br/19787987-A-mulher-na-visao-do-patriarcado-brasileiro-uma-heranca-ocidental.html Acesso em: 15 jan. 2022.
FREITAS, Waglânia de Mendonça Faustino; SILVA, Ana Tereza Medeiros Cavalcante da; COELHO, Edméia de Almeida Cardoso; GUEDES, Rebeca Nunes; LUCENA, Kerle Dayana Tavares de; COSTA, Ana Paula Teixeira. Paternidade: responsabilidade social do homem no papel de provedor. Revista de Saúde Pública [online]. 2009, v. 43, n. 1, p. 85-90. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/xGPFVvYckFxBZF93V7xdZhB/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 01 jul. 2022.
GRADVOHL, Silvia Mayumi Obana; OSIS, Maria José Duarte; MAKUCH, Maria Yolanda. Maternidade e formas de maternagem desde a idade média à atualidade. Pensando fam., Porto Alegre , v. 18, n. 1, p. 55-62, jun. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2014000100006&lng=pt&nrm=iso Acesso em:03 abr. 2022.
IOP, Elizandra. Condição da mulher como propriedade em sociedades patriarcais. Visão global, v. 12, n. 2, Joaçaba, p. 231-250, jul./dez., 2009. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/623/284 Acesso em: 16 Jan 2022.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2016 [recurso eletrônico]. – 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2016.pdf . Acesso em: 15 ago. 2021.
LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 2019.
MAGALHÃES, Teresa. O papel da Mulher na Sociedade. Revista da Faculdade de Direito, v. 75, p. 123–134, 1980. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/66895 Acesso em: 15 jan. 2022.
MINAS GERAIS, decreto n° 47.389, de 23 de março de 2018. Minas Gerais, Diário do Executivo - 24/03/2018 Pág. 1. Col1. Disponível em: https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=DEC&num=48402&ano=2022 Acesso em: 21 Jul 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
URPIA, Ana Maria de Oliveira; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Mães e universitárias: transitando para a vida adulta. In: SAMPAIO, Sônia Maria Rocha (org.). Observatório da vida estudantil: primeiros estudos. Salvador: Edufba, 2011. p. 146-168. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32027/1/Observat%C3%B3rio%20da%20vida%20estudantil%20-%20primeiros%20estudos%20RI.pdf . Acesso em: 18 jun. 2022.
SILVA, Jeane Santana da. A maternidade na trajetória universitária: desafios percorridos pelas discentes de pedagogia da universidade federal do maranhão - ufma campus vii codó. 2020. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, A Maternidade na Trajetória Académica: Desafiospercorridos Pelas Discentes de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Codó, 2020. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/4587/1/JEANE-SILVA.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
SILVA, Juliana Márcia Santos. Mães adolescentes negras na UFBA: as interseções entre maternidade, raça, trabalho e ensino. 2017. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27167/1/TCC%20completo_juliana%20marcia%20santos%20silva.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
SOUZA, Terezinha Martins dos Santos. Patriarcado e capitalismo: uma relação simbiótica. Temporalis, [S.L.], v. 15, n. 30, p. 475-494, 8 jan. 2015. Revista Temporalis. http://dx.doi.org/10.22422/2238-1856.2015v15n30p475-494. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/10969. Acesso em: 04 maio 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lorrane Martins Lopes, Carla Chagas Ramalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Policy Proposal for Open Access Journals Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons BY-NC-ND 4.0 that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).