IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO COMO POTÊNCIA PARA A LIBERDADE: SUBVERTENDO A LÓGICA DA VIOLÊNCIA NA JUVENTUDE

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Lavínia Lopes Salomão Magiolino
Daniele Nunes Henrique Silva

Resumo

O artigo discute questões relacionadas à violência, juventude e criação-arte, entretecendo essas três complexas temáticas visando propor pontos de rupturas com tradicionais interpretações, na interface entre Psicologia Social e do Desenvolvimento. A questão da violência é colocada em perspectiva procurando deslocar o debate do campo mais restrito ao biológico e individual, para a esfera complexa e dialética da relação sujeito-sociedade. A temática da juventude é abordada com base nos estudos pedológicos de Vigotski, recentemente traduzidos, que convocam a um novo olhar para a juventude ao colocarem a centralidade da imaginação no desenvolvimento e constituição social do sujeito. Essa temática, em articulação com a arte, é problematizada mediante condições da produção criadora dos jovens, aspectos histórico-culturais que os afetam e enredam na trama da violência na sociedade capitalista. Imaginação e processos criadores dela decorrentes, fundamentais ao desenvolvimento humano, precisam ser positivamente explorados para uma perspectiva revolucionária da juventude.

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Como Citar
MAGIOLINO, L. L. S.; SILVA, D. N. H. IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO COMO POTÊNCIA PARA A LIBERDADE: SUBVERTENDO A LÓGICA DA VIOLÊNCIA NA JUVENTUDE. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 30, n. 2, p. 227–238, 2021. DOI: 10.18224/frag.v30i2.8261. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/8261. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Lavínia Lopes Salomão Magiolino, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Psicologia Educacional Faculdade de Educação - UNICAMP

Daniele Nunes Henrique Silva, Professora Colaboradora ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - UNICAMP Professora Convidada FPSDE - Universidade de Genebra (UNIGE)

Professora Colaboradora ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - UNICAMP Professora Convidada FPSDE - Universidade de Genebra (UNIGE)

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