Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas

Conteúdo da capa - Fragmentos

A revista Fragmentos de Cultura é um periódico trimestral da PUC Goiás, vinculado especificamente à Escola de Formação de Professores e Humanidades, e do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg) que privilegia, na grande área das ciências humanas, as áreas de Teologia/Ciências da Religião, Filosofia e Sociologia, bem como áreas afins, para divulgar produções científicas e estabelecer intercâmbio científico com outras instituições locais, nacionais e internacionais.

Fragmentos de Cultura is a quarterly journal of PUC Goiás, linked to the School of Teacher Training and Humanities and to the Institute of Philosophy and Theology of Goiás (IFITEG). Within the broad area of human sciences, it gives priority to Theology/Religious Sciences, Philosophy, Sociology, and related areas, to publicize scientific production and to establish scientific exchange with other local, national and international institutions.


CHAMADAS PARA SUBMISSÃO

Próximas Edições:

Coordenação:
Dra. Patrícia Espíndola de Lima Teixeira - (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil
Dr. Talis Pagot - Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG/Roma), Roma, RM, Itália

Dossiê temático: “Como construir processos educacionais com base na cultura do encontro? Entrelaçamentos pedagógicos, antropológicos, éticos e estéticosl”

O Papa Francisco vem acentuando a necessidade de uma renovação dos modelos educacionais, econômicos, sociais, científicos, eclesiais e ambientais (Laudato si, 2015). A expressão “cultura do encontro” (JMJ 2013) foi cunhada pelo pontífice, indicando a dinâmica interrelacional como superação do “vírus do individualismo” e da “cultura do descarte” que conduz o ser à periferia existencial (Fratelli tutti, 2020). Para tal, o Papa afirma que é preciso “primeirear” e envolver-se em compromisso com o bem comum e diálogo social (Evangelli Gaudium, 2013). A educação nesta perspectiva, é convocada como cenário prioritário, visto que, apresenta-se como um campo de esperança e de encorajamento para a (re)construção de “aldeias educativas” ao encontro das jovens gerações (Pacto Educativo Global, 2020). Como público preferencial, o diálogo com “o agora de Deus”: crianças, adolescentes e jovens como primícias renovadoras que atravessarão o século XXI (Christus vivit, 2019). Assim, o presente dossiê intenciona fomentar tais princípios, através de pesquisas e relatos de experiências promotores de atitudes pedagógicas, antropológicas, éticas e estéticas que permitam o equilíbrio entre corporeidade, espiritualidade e sociabilidade. Considera o entrelaçamento multidisciplinar como redes sistêmicas potentes, na medida em que há o reconhecimento de que não se educa algo, mas alguém; não em isolamento, mas em “cuidado” integral e integrado à dignidade humana.

Período: 15 de Novembro de 2022.

Thematical Dossier: “How to establish educational processes based on the encounter culture? Pedagogical, anthropological, ethical and aesthetical connections.”

Francis Pope has been accentuating the need of a renovation on the educational, economical, social, scientific, ecclesiastic and environmental models (Laudato si, 2015). The expression “encounter culture” (JMJ, 2013) was set by the pontifex, implying the interrelational dynamics as the overcoming element to the “individualism virus” and “disposing Culture” who guides the human beings to the existential periphery (Fratei tutti, 2020). Pope assures that for those means it is necessary to “firster” and compromise to the common good and social dialogue (Evangelli Gaudium, 2013). Through that perspective, education is set (called out) as a priority scenario since it's introduced as a field of hope and encouragement for the (re)construction of “educational villages” for younger generations (Pacto Educativo Global, 2020). As the preferred audience, the dialogue with “the now of God”: children, teenagers and young adults as renewal premises that will go through the 21st century (Christus vivit, 2019). Therefore the present dossier intends to encourage those principles through researches and experience reports which promotes pedagogical, anthropological, ethical and aesthetical atitudes allowing balance between corporeality, spirituality and sociability. It considers the multidisciplinary bond as potent systemic webs as long as there is recognition that there is no educating something, but someone; not by isolation, but by constant “care” and integration to human dignity.

Deadline: November 15th, 2022.

Dosier Temático: “¿Cómo construir procesos educacionales con base en la cultura del encuentro? Entrelazamientos pedagógicos, antropológicos, éticos y estéticos”

El Papa Francisco ha acentuado la necesidad de una renovación de los modelos educacionales, económicos, sociales, científicos, eclesiales y ambientales (Laudato si, 2015). La expresión “cultura del encuentro” (JMJ 2013) fue acuñada por el pontífice, indicando la dinámica interrelacional como superación del “virus del individualismo” y de la “cultura del descarte” que conduce al ser a la periferia existencial (Fratelli tutti, 2020). Para eso, el Papa afirma que es necesario “primeirear” e involucrarse en compromiso con el bien común y diálogo social (Evangelli Gaudium, 2013). La educación en esta perspectiva es convocada como escenario prioritario, puesto que, se presenta como un campo de esperanza y de estímulo para la (re)construcción de “aldeas educativas” al encuentro de las jóvenes generaciones (Pacto Educativo Global, 2020). Como público preferencial, el diálogo con “el ahora de Dios”: niños, adolescentes y jóvenes como primicias renovadoras que atravesarán el siglo XXI (Christus vivit, 2019). Así, el presente expediente pretende fomentar tales principios, a través de investigaciones y relatos de experiencias promotoras de actitudes pedagógicas, antropológicas, éticas y estéticas que permitan el equilibrio entre corporeidad, espiritualidad y sociabilidad. Considera el entrelazamiento multidisciplinar como redes sistémicas potentes, en la medida en que haya el reconocimiento de que no se educa algo, sino a alguien; no en aislamiento, sino en “cuidado” integral e integrado a la dignidad humana.

Período para envío: 15 de Noviembre del 2022.

Coordenação:
Dra. Danielle Ventura de Lima Pinheiro/ FIDELID (CNPQ- UFPB)
Dr. Marinilson Barbosa da Silva/UFPB

Dossiê temático:“Educação e Religião: Novos Desafios no Cenário Atual”

O cenário de pandemia dos últimos dois anos tem causado muitos efeitos na área de educação e não foi diferente com o Ensino Religioso. Professores foram convidados a se reinventar enquanto profissionais e a aprender sobre novas tecnologias para viabilizar o aprendizado de crianças e adolescentes. Além disso, foi preciso trabalhar aspectos motivacionais que contribuíssem para que os estudantes não evadissem por completo. O dossiê acolhe artigos com abordagens voltadas para o Ensino Religioso, as metodologias ativas, a educação inclusiva, a ludicidade, as novas tecnologias e os contextos educacionais atípicos.

Período: 15 de Dezembro de 2022.

Thematical Dossier: “Education and Religion: New challenges in the current scenario”

The pandemic scenario in the last two years has caused many effects in the education area, and has not been different with the Religious Education. Teachers were invited to reinvent themselves as professionals and learn about new technologies to enable the learning of children and adolescents. Furthermore, it was necessary to work on motivational aspects that would contribute so that the students would not completely elude. The dossier embraces articles with approaches on Religious Education, active methodologies, inclusive education, lucidity, new Technologies and atypical educational contexts.

Deadline: December 15th, 2022.

Dosier Temático: “Educación y Religión: Nuevos Desafíos en el Escenario Actual”

El escenario de pandemia de los últimos dos años ha causado muchos efectos en el área de la educación y no fue diferente con la Enseñanza Religiosa. Profesores fueron invitados a reinventarse como profesionales y a aprender sobre nuevas tecnologías para viabilizar el aprendizaje de niños y adolescentes. Además de eso, fue necesario trabajar aspectos motivacionales que contribuyeran para que los estudiantes no evadieran por completo sus clases. El expediente temático acoge artículos con abordajes direccionadas a la Enseñanza Religiosa, las metodologías activas, la educación inclusiva, lo lúdico, las nuevas tecnologías y los contextos educacionales atípicos.

Período para envío: 15 de Diciembre del 2022.


v. 32, n. 1 (2022): Fraternidade e Educação: Fala com sabedoria, ensina com amor (Pr 31, 26)


Capa da revista
Capa: montagem a partir da Campanha da Fraternidade (CF) 2022 "Fraternidade e Educação"