The Challenges of Education in Gender Issues and Sexuality in Times of Crisis

Conteúdo do artigo principal

Ana Luisa Alves Cordeiro
Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Márcia Maria de Medeiros

Resumo

Abstract: the impeachment process of the elected President Dilma Rousseff (2011-2016/Interrupted) in Brazil, besides its political and economic dimension, national and international, is characterized by macho, racist and heteronormative delineations, directly affecting identity groups, among them those of women, peasants, ethnic-racial and LGBTs. The aim of this article is to analyze some (ultra)conservative trends in educational policies in the treatment of gender and sexuality issues without disregarding other intersectionalities. The analysis has as theoretical reference referential that interface education, gender and ethnic-racial relations. It is a qualitative approach, constituting two axes: bibliographical and documentary. The expressive advance, especially in the political sphere, of the aforementioned tendencies, works in the dismantling of rights related to gender issues in the sphere of education, articulating the ethnic-racial and sexual orientation issues, thus characterizing the setbacks that operate intersectionally.

Os Desafios da Educação nas Questões de Gênero e Sexualidade em Tempos de Crise

Resumo: o processo de impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff (2011-2016/Interrompido), no Brasil, além de sua dimensão política e econômica, nacional e internacional, se caracteriza com delineamentos machistas, racistas e heteronormativos, afetando diretamente grupos identitários, entre os quais os de mulheres, campesinos, étnico-raciais e LGBTs. O objetivo deste artigo é analisar algumas implicações de tendências (ultra)conservadoras nas políticas educacionais no trato das questões de gênero e sexualidade sem desconsiderar outras interseccionalidades. A análise tem como aporte teórico referenciais que fazem a interface educação, gênero e relações étnico-raciais. É de abordagem qualitativa, constituindo-se de dois eixos: bibliográfico e documental. O avanço expressivo, em especial na esfera política, de tendências supra citadas atua no desmonte de direitos relacionados às questões de gênero na esfera da educação, articulando-se às questões étnico-raciais e de orientação sexual, caracterizando-se assim em retrocessos que operam interseccionalmente.

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Detalhes do artigo

Como Citar
CORDEIRO, A. L. A.; CORDEIRO, M. J. de J. A.; MEDEIROS, M. M. de. The Challenges of Education in Gender Issues and Sexuality in Times of Crisis. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 28, n. 1, p. 80–94, 2018. DOI: 10.18224/frag.v28i1.6183. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6183. Acesso em: 1 maio. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Ana Luisa Alves Cordeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-doutoranda em Educação (UFJF), sob supervisão da Profa. Dra. Daniela Auad. Bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Educação (UCDB). Mestra em Ciências da Religião (PUC Goiás). Administradora (UCDB), Teóloga (PUC Goiás) e Graduanda em Pedagogia (UNIGRAN). Membro do Flores Raras – Grupo Estudos e Pesquisa Educação, Comunicação e Feminismos (UFJF); do Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS); Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Política de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/MB/UFMS). E-mail: [email protected].

Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pós-doutora em Educação (UFMT). Doutora em Educação - Currículo (PUC-SP). Mestra em Educação - Currículo (PUC-SP). Graduada em Pedagogia (FUCMAT). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente no Curso de Pedagogia, no Mestrado em Educação e no Mestrado Profissional Ensino em Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS); coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS); e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/MB). E-mail: [email protected].

Márcia Maria de Medeiros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras (UEL). Mestra em História (PUC-RS). Graduada em História (UPF). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UEMS. Membro do Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS). Tem experiência na área de História, sendo sua área de estudo a História Cultural, estabelecendo relações entre a literatura e outras áreas do conhecimento como a História e a Saúde. E-mail: [email protected].

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