Culture, Religion and State: the Imaginary Homeland of the Dominican Republic and the Religious Language

Conteúdo do artigo principal

Belkys Julissa Moya Bastardo

Resumo

Abstract: for Yuri Lotman, a student of semiotics of culture, the language has two levels, to know, natural and cultural, both of which influence each other. The Dominican Republic, a Caribbean country of spanish colonization and Catholic population, has numerous symbols that preserve this history. In view of this, with the present article, we propose to conceptualize the levels of language from Yuri Lotman's Theory, to analyze the historical symbols and clippings of the constitution of the Dominican Republic, from dispose, to present how the religious language and political language are related in the sense of construction an imaginary fatherland giving meaning to the identity of the Dominican people. Our methodology is based on bibliographical research and content analysis that analysis some symbols and spaces demonstrating the connection between the religious and political spheres. Finally, we think that despite the state's secularity, religious symbols played a fundamental role in the construction of the imaginary country.

Cultura, Religión y Estado: el Imaginario Patrio de la República Dominicana y el Lenguaje Religioso

Para Yuri Lotman, estudioso de la semiótica de la cultura, el lenguaje posee dos niveles; los cuales son natural y cultural, siendo que los dos se influencian. La República Dominicana, país caribeño de colonización española y mayoría católica, tienen innumerables símbolos patrios que conservan esta historia. Delante de esto, con el presente artículo proponemos conceptualizar los niveles de lenguaje a partir de la teoría de Yuri Lotman, analizar los símbolos y recortes históricos de la constitución de la Republica Dominicana y, a partir de este, presentar como el lenguaje religioso y el lenguaje político se relacionan en el sentido de construir un imaginario patrio dándole sentido a la identidad del pueblo dominicano. Nuestra metodología se basa en la investigación bibliográfica y análisis de contenido en el cual analizando algunos símbolos y espacios, demostramos la conexión entre la esfera religiosa y política. En fin, pensamos, que a pesar del secularismo del Estado, los símbolos religiosos han desempeñado un papel fundamental en la construcción do imaginario patrio.

Cultura, Religião e Estado: o imaginário pátrio da República Dominicana e a Linguagem Religiosa

Resumo: para Yuri Lotman, estudioso da semiótica da cultura, a linguagem possui dois níveis, a saber, natural e cultural, sendo que os dois se influenciam. A República Dominicana, país caribenho de colonização espanhola e maioria católica, possui inúmeros símbolos pátrios que conservam esta história. Diante disto, com o presente artigo, propomos conceituar os níveis de linguagem a partir da teoria de Yuri Lotman, analisar os símbolos e recortes históricos da constituição da Republica Dominicana e, a partir disso, apresentar como a linguagem religiosa e a linguagem política se relacionam no sentido de construir um imaginário pátrio dando sentido à identidade do povo dominicano. A nossa metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo no qual analisando alguns símbolos e espaços demonstremos a ligação entre a esfera religiosa e política. Por fim, pensamos, que apesar da laicidade do Estado, os símbolos religiosos desempenharam um papel fundamental na construção do imaginário pátrio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MOYA BASTARDO, B. J. Culture, Religion and State: the Imaginary Homeland of the Dominican Republic and the Religious Language. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 28, n. 1, p. 43–53, 2018. DOI: 10.18224/frag.v28i1.6105. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6105. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Belkys Julissa Moya Bastardo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestranda em Ciências da Religião (PUC Minas). Graduada em Teologia (Instituto Santo Tomás de Aquino). Bolsista CAPES. Nascida na República Dominicana, vive no Brasil há cinco anos.

Referências

MÁGENES DE NUESTRA HISTORIA. Vista panorámica de la “Plaza de La Bandera” y su entorno. Instituto Cartografico Militar. Santo Domingo: Facebook, 2000. Disponível em: < https://www.facebook.com/imagenesdenuestrahistoriard/photos/a.512689108766464.1073741828.512660898769285/1516333271735371/?type=3 >. Acesso em: 25 nov. 2017.

LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas: Papirus, 1986.

LOTMAN, Iuri. La semiosfera I: semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Catédra, 1996.

NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Religião como texto: contribuições da semiótica da cultura. In: NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza (Org). Linguagens da Religião: desafios, métodos e conceitos centrais. São Paulo: Paulinas, 2012.

REPUBLICA DOMINICANA. Constitución de la República Dominicana. Disponível em: <http://www.oas.org/juridico/mla/sp/dom/sp_dom_const.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2017.

SCHMITT, Carl. Teología política. V. 1 y 2. Madrid: Trotta, 2009.

PRUD’HOMME, Emílio; SIANCA, José Rufino Reyes. Himno Nacional. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Himno_Nacional_(Rep%C3%BAblica_Dominicana). Acesso em: 29 nov. 2017.