A FOME E VIOLÊNCIA CONTRA OS POBRES NO PERÍODO PERSA: UMA ANÁLISE DE NEEMIAS 5,1-5 e JÓ 24

Conteúdo do artigo principal

Luiz Alexandre Solano Rossi

Resumo

Enquanto uma minoria desfrutava da fartura, a tríade: fome, violência e escravização perseguia as comunidades pobres no período persa. Judá, o mais pobre dos territórios ao redor, padecia de um processo de empobrecimento e de exploração duplos. O tributo cobrado pelo Império Persa, acrescido do tributo cobrado pelo templo de Jerusalém, aparece com toda sua força e violência. O artigo quer mostrar que os livros de Neemias e Jó, retratam o intenso conflito social do período. A viúva, o órfão e os pobres são os principais atingidos. A dor da fome, a visão dos filhos e filhas sendo escravizados e a dívida que aumentava se intensifica quando se compreende que à totalidade dessas tragédias, soma-se a ausência da solidariedade daqueles que deveriam se comportar como irmãos. O eco das mulheres que protestaram naquela época, ecoa na história o clamor dos escravos no Egito, atualizando a teologia do êxodo. As vozes das mulheres pobres nos livros de Neemias e Jó ecoam o “escândalo intolerável” que se vê no “Celeiro do mundo”, aonde os cuidados para com o órfão, a viúva, o indigente, os pobres e os estrangeiros, continuam sendo precários. Nesse sentido, o artigo propõe refletir a missão da Igreja em meio à fome que se espalha; em meio ao clamor dos famintos de hoje, no ano em que a Campanha da Fraternidade retoma a temática: “Fraternidade e Fome”, recordando o imperativo do Cristo: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). A ordem em que Jesus convida à responsabilidade mútua, ainda é um imperativo para o círculo dos discípulos e discípulas de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROSSI, L. A. S.; PEREIRA , S. A FOME E VIOLÊNCIA CONTRA OS POBRES NO PERÍODO PERSA: UMA ANÁLISE DE NEEMIAS 5,1-5 e JÓ 24. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 33, n. 2, p. 259–270, 2024. DOI: 10.18224/frag.v33i2.13325. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/13325. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Luiz Alexandre Solano Rossi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil)

Pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary. Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Teologia pelo Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos - ISEDET. Graduado em Teologia - Seminário Teológico de Londrina. E-mail: [email protected]

Sandro Pereira , PUCPR

Doutorando em Teologia pela PUCPR. Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui graduação em Teologia - Faculdades Batista do Paraná e MBA em Gestão em Estratégia Empresarial pela UniDBSCO. Atualmente é diretor, professor e coordenador dos cursos de pós-Graduação Latu Sensu da Faculdade Cristã de Curitiba e professor na mesma Faculdade.

Referências

ASENSIO, Víctor Morla. Libros sapienciales y otros escritos. Estella (Navarra): Editorial Verbo Divino, 1994.

BRIANT, P. From Cyrus to Alexander: a history of the Persian Empire. Winona Lake, IN: Eisenbrauns, 2002.

CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil / Campanha da Fraternidade 2023: Texto-Base. Brasília: Edições CNBB, 2022.

CARTER, C. E. Syria-Palestine in the Persian period in near Eastern archaeology. Winona Lake: Eisenbrauns, 2003.

COLE, R. Alan. Êxodo: introdução e comentário. São Paulo: Edições Vida Nova, 2008.

GERSTENBERGER, Erhard. Leviticus. Louisville: Westminster John Knox Press, 1996.

GRENZER, Matthias. Análise poética da sociedade: um estudo de Jó 24. São Paulo: Paulinas, 2005. – (Coleção exegese).

GRENZER, Matthias. O projeto êxodo. São Paulo: Paulinas, 2004. – (Bíblia e História).

KIPPENBERG, H. G. Religião e formação de classes na antiga Judéia. São Paulo: Paulinas, 1988.

LEITH, M. J. W. Israel among the nations: the Persian period. In: COOGAN, M. D. The Oxford history of the biblical world. Cambridge, MA: Oxford University Press, 2002. p. 276-316.

Novo Comentário Bíblico São Jerônimo: Antigo Testamento. São Paulo: Ed. Academia Cristã Ltda; Paulus, 2007.

OROFINO, Francisco. A Anistia de Neemias: Uma Leitura de Ne 5 à Luz dos decretos de Anistia dos reis Mesopotâmicos. PUCRJ, 2000.

ROSSI, Luiz Alexandre Solano. A origem do sofrimento do pobre. São Paulo: Paulus, 2017.

ROSSI, Luiz Alexandre Solano. In Miquéias: memórias libertadoras de um líder camponês. Luiz Alexandre Solano Rossi, (org.). São Paulo: Paulinas, 2016. – Coleção pão da palavra).

ROSSI, Luiz Alexandre Solano. Judá no período persa. Revista Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 12, n. 2, p. 371-390, maio/ago. 2020, pp. 371-390.

SCHWIENHORST-SCHÖNBERGER, Ludger. Um caminho através do sofrimento: o livro de Jó São Paulo: Paulinas, 2011.

SCHWANTES, Milton. Ageu. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

TERRIEN, Samuel. Jó. São Paulo: Paulus, 1994. – (Coleção grande comentário bíblico).

VanGemeren, Willem A. Novo dicionário internacional de teologia e exegese; traduzido por Equipe de colaboradores da Editora Cultura Cristã. São Paulo: Cultura Crista, 2011.

Vida Pastoral. Março-abril de 2023 – número 350. São Paulo: Paulus, 2023.

II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil [livro eletrônico]: II VIGISAN: relatório final/Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar – PENSSAN. -- São Paulo, SP: Fundação Friedrich Ebert: Rede PENSSAN, 2022. - (Análise; 1) PDF.

https://www.poder360.com.br/economia/brasil-tera-14-milhoes-de-desempregados-em-2022-diz-oit/. Acesso em 14 de março de 2023.

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/20220613-messaggio-vi-giornatamondiale-poveri-2022.html. Acesso em 14 de março de 2023.