EDUCAR PARA O DIÁLOGO E PARA A LIBERDADE

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Luiz Alexandre Solano Rossi
Adriano Sousa Lima

Resumo

Promover uma educação que promova o diálogo e a liberdade é essencial atualmente. Num cenário de violência, intolerância e ausência de sensibilidade, a educação emancipadora e comprometida com os mais pobres e vulneráveis é um caminho necessário e urgente. Objetivando contribuir para a reflexão sobre o cenário atual de violências e intolerâncias, a partir da metodologia qualitativa bibliográfica, o presente texto apresenta a educação para o diálogo e para a liberdade, como elemento constitutivo na construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária. No primeiro momento, a educação é apresentada como direito fundamental, consagrado na atual Constituição Federal. Em seguida, a análise recai sobre o ser humano, no seu aspecto relacional e dialógico. Por fim, apresenta-se a educação para o diálogo e a liberdade a partir de um recorte bíblico.

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Como Citar
ROSSI, L. A. S.; LIMA, A. S. EDUCAR PARA O DIÁLOGO E PARA A LIBERDADE. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 32, n. 1, p. 19–27, 2022. DOI: 10.18224/frag.v32i1.12229. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/12229. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Luiz Alexandre Solano Rossi, PUC PR

Pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary. Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Teologia pelo Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos - ISEDET. Graduado em Teologia - Seminário Teológico de Londrina.

Adriano Sousa Lima, FABAPAR/UNINTER

Doutor em Teologia pela PUCPR. Mestre em Teologia Sistemática pela PUCRGS. Graduado em Teologia pela FAECAD. Membro da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais - RELEP. Atualmente, professor no programa de pós-graduação Strictu-Sensu da Faculdade Batista do Paraná e no Centro Universitário Internacional - UNINTER.

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