A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA DE DEUS COMO COMPENSAÇÃO SIMBÓLICA
DOI:
https://doi.org/10.18224/cam.v18i3.8547Palavras-chave:
Violência, Bíblia, Profecia, Monoteísmo, ÉticaResumo
O texto é um response ao texto de NN sobre “Gewalt in der Bibel”. Inicialmente, faz-se um breve review dos argumentos principais do texto em questão. Em seguida, no response propriamente dito, se apresenta na hipótese de a linguagem da violência terminativa atribuída a Deus trata-se de uma forma de compensação simbólica para o empoderamento (simbólico) das pessoas vulneráveis tomados na crítica social dos profetas como parâmetro para um agir ético.Downloads
Referências
ATLAS DA VIOLÊNCIA 2019. Brasílila: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2020.
BAUMANN, G. Gottesbilder der Gewalt im Alten Testament verstehen. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 2006.
CORDEIRO, Ana Luísa. Asherah, a Deus proibida. In: RICHTER REIMER, Ivoni (org.). Imaginários da Divindade. São Leopoldo: Oikos; Goiânia: Editora da UCG, 2008, p. 25-48.
CRÜSEMANN, Frank. A Torá. Teologia e história social da lei do Antigo Testamento. Tradução de Haroldo Reimer. Petrópolis: Vozes, 2001 [2001 a].
CRÜSEMANN, Frank. Elias e o surgimento do monoteísmo no Antigo Israel. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 11, n. 5, p. 779-790, 2001 [2001 b].
CRÜSEMANN, Frank. Imaginário da violência como parte da História das Oriens. In: DREHER, Carlos A. et al. Profecia e esperança. Um tributo a Milton Schwantes. São Leopoldo: Oikos, 2006, p. 218-238.
REIMER, Haroldo. A festa dos pândegos. Sobre o comer e beber no livro de Amós. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 49, p. 344-355, 2009.
REIMER, Haroldo. Richtet auf das Recht. Stuttgart: Katholisches Bibelwerk, 1992.
REIMER, Haroldo. O antigo Israel. História, textos e representações. São Paulo: Fonte Editorial; Anápolis: Editora da UEG, 2017.
RIBEIRO, Osvaldo Luiz. Nehushtan. Pesquisa exegética, fenomenológica e histórico-social sobre a origem, a supressão e o suporte social do culto à serptende de bronze em Israel com base em Nm 21,4-9; Is 6,1-7 e 2 Rs 18,4. Rio de Janeiro: Seminário Teológico Batista do Rio de Janeiro, 2002.
RICHTER REIMER, Ivoni. REIMER, Haroldo. A maldade dos homens se multiplicou sobre a terra: sobre o fenômeno da violência na Bíblia. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 10, p. 117-143, 2018.
SCHIEDER, F. Die Gewalt des einen Gottes: die Monotheismus-Debatte zwischen Jan Assmann, Micha Brumlik, Rolf Schieder, Peter Sloterdijk und anderen. Berlin: University Press, 2014.
SCHNOCKS, J. Das Alte Testament und die Gewalt: Studien zu göttlicher und menschlicher Gewalt in alttestamentlichen Texten und ihren Rezeptionen. Neukirchen-Vluyn: Neukirchener Verlag, 2014.
SCHWANTES, Milton. O Direito dos Pobres. São Leopoldo; São Bernardo do Campo: Oikos; Editeo, 2013.
SCHWANTES, Milton. Profecia e estado: uma proposta para a hermenêutica profética. Estudos teológicos, São Leopoldo, v. 22, p. 105-145, 1982.
SCHWANTES, Milton. Natã precisa de Davi. Estudos teológicos, São Leopoldo, v. 20, p. 55-62, 1980).
UNITAS. Dossiê: Bíblia e Violências. Vitória, v. 6, n. 1, 2018.