A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA DE DEUS COMO COMPENSAÇÃO SIMBÓLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/cam.v18i3.8547

Palavras-chave:

Violência, Bíblia, Profecia, Monoteísmo, Ética

Resumo

O texto é um response ao texto de NN sobre “Gewalt in der Bibel”. Inicialmente, faz-se um breve review dos argumentos principais do texto em questão. Em seguida, no response propriamente dito, se apresenta na hipótese de a linguagem da violência terminativa atribuída a Deus trata-se de uma forma de compensação simbólica para o empoderamento (simbólico) das pessoas vulneráveis tomados na crítica social dos profetas como parâmetro para um agir ético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haroldo Reimer, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Teologia (KiHo Bethel) com pós-doutorado em História (UNICAMP). Professor titular da Universidade Católica de Goiás.

Referências

ATLAS DA VIOLÊNCIA 2019. Brasílila: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2020.

BAUMANN, G. Gottesbilder der Gewalt im Alten Testament verstehen. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 2006.

CORDEIRO, Ana Luísa. Asherah, a Deus proibida. In: RICHTER REIMER, Ivoni (org.). Imaginários da Divindade. São Leopoldo: Oikos; Goiânia: Editora da UCG, 2008, p. 25-48.

CRÜSEMANN, Frank. A Torá. Teologia e história social da lei do Antigo Testamento. Tradução de Haroldo Reimer. Petrópolis: Vozes, 2001 [2001 a].

CRÜSEMANN, Frank. Elias e o surgimento do monoteísmo no Antigo Israel. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 11, n. 5, p. 779-790, 2001 [2001 b].

CRÜSEMANN, Frank. Imaginário da violência como parte da História das Oriens. In: DREHER, Carlos A. et al. Profecia e esperança. Um tributo a Milton Schwantes. São Leopoldo: Oikos, 2006, p. 218-238.

REIMER, Haroldo. A festa dos pândegos. Sobre o comer e beber no livro de Amós. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 49, p. 344-355, 2009.

REIMER, Haroldo. Richtet auf das Recht. Stuttgart: Katholisches Bibelwerk, 1992.

REIMER, Haroldo. O antigo Israel. História, textos e representações. São Paulo: Fonte Editorial; Anápolis: Editora da UEG, 2017.

RIBEIRO, Osvaldo Luiz. Nehushtan. Pesquisa exegética, fenomenológica e histórico-social sobre a origem, a supressão e o suporte social do culto à serptende de bronze em Israel com base em Nm 21,4-9; Is 6,1-7 e 2 Rs 18,4. Rio de Janeiro: Seminário Teológico Batista do Rio de Janeiro, 2002.

RICHTER REIMER, Ivoni. REIMER, Haroldo. A maldade dos homens se multiplicou sobre a terra: sobre o fenômeno da violência na Bíblia. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 10, p. 117-143, 2018.

SCHIEDER, F. Die Gewalt des einen Gottes: die Monotheismus-Debatte zwischen Jan Assmann, Micha Brumlik, Rolf Schieder, Peter Sloterdijk und anderen. Berlin: University Press, 2014.

SCHNOCKS, J. Das Alte Testament und die Gewalt: Studien zu göttlicher und menschlicher Gewalt in alttestamentlichen Texten und ihren Rezeptionen. Neukirchen-Vluyn: Neukirchener Verlag, 2014.

SCHWANTES, Milton. O Direito dos Pobres. São Leopoldo; São Bernardo do Campo: Oikos; Editeo, 2013.

SCHWANTES, Milton. Profecia e estado: uma proposta para a hermenêutica profética. Estudos teológicos, São Leopoldo, v. 22, p. 105-145, 1982.

SCHWANTES, Milton. Natã precisa de Davi. Estudos teológicos, São Leopoldo, v. 20, p. 55-62, 1980).

UNITAS. Dossiê: Bíblia e Violências. Vitória, v. 6, n. 1, 2018.

Downloads

Publicado

22.12.2020

Como Citar

REIMER, H. A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA DE DEUS COMO COMPENSAÇÃO SIMBÓLICA. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 3, p. 918–929, 2020. DOI: 10.18224/cam.v18i3.8547. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8547. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo de Response