LADRÕES DE MARABAIXO EM MACAPÁ: IDENTIDADE CULTURAL, PODER, HISTÓRIA, MEMÓRIA E RELIGIOSIDADE NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/cam.v19i1.8298

Palavras-chave:

Identidade Cultural, História, Memória, Religiosidade.

Resumo

Este estudo lança mão de discussões e análises acerca do processo de construção e corporificação de elementos históricos, culturais, identitários e de religiosidade nos ladrões de Marabaixo – poesia de base oral musicalizada e entoada nas festividades de grupos de Marabaixo, no Estado do Amapá, com ênfase na cidade de Macapá. Um dos objetivos é a compreensão das relações estabelecidas entre esses versos de ladrões com elementos históricos, de identidade cultural e religiosos da sociedade amapaense. Buscou-se também debater questões como a tradição oral, a memória coletiva, os estigmas, a ancestralidade e a performance cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius de Freitas Reis, Docente do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em Sociologia pela UFSCAR. Mestre em Ciências Politicas pela UFSCAR. Graduado em História pela UFU. Docente no Curso de Relaçõe Internacionais da UNIFAP.

Kerllyo Barbosa Maciel

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Amapá (PPGLET-UNIFAP). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura (FATECH) e em Estudos Culturais e Políticas Públicas (UNIFAP). Graduado em Licenciatura Plena em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e em Teologia e Ciências Humanas (FATECH).

Marcos Paulo Torres Pereira, Docente do Curso de Letras da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutorando em Teoria e História Literária (Universidade Estadual de Campinas). Mestre em Letras (Universidade Federal do Ceará). Especialista em Ensino da Literatura Brasileira (UECE). Graduado em Letras - Língua Portuguesa (UECE).

Referências

ACADEMIA Amapaense de Batuque e Marabaixo – AABM. Nota de Repúdio. Macapá, 06 jun. 2019.

CALDAS, Yurgel Pantoja; MACIEL, Kerllyo Barbosa; ANDRADE, Estrela Veg da Cruz de. Marabaixo: identidade e cultura de resistência. Revista Identidade, São Leopoldo, v. 23, n. 1, p. 26-43, jan./jul. 2018. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/viewFile/3298/3050. Acesso em: 13 jan. 2020. Acesso em: 10 jun. 2020.

CANTO, Fernando Pimentel. A Água Benta e o Diabo. Macapá- AP. FUNDECAP, 1998.

CASCUDO, Luís da Câmara. Folclore no Brasil: notas e pesquisas. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1967.

COELHO, Helen Costa. Discurso Religioso nos Ladrões de Marabaixo: relações culturais na constituição do Sujeito-Fiel. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal do Amapá, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Macapá, 2015.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

FERNANDES, Frederico A. G. A voz e o sentido: poesia oral em sincronia. São Paulo: Ed. da Unesp, 2007.

FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias. Tradução: Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

GONZAGA, Luiz. Macapá. São Paulo: RCA, 1950. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2ynTxdlT1PI. Acesso em: 04 ago. 2020.

GONZAGA, Luiz. Marabaixo. São Paulo: RCA, 1952. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aWfFseFNgXY. Acesso em: 04 ago. 2020.

HAMPATÉ BÂ, Amadou. “A tradição viva”. In: KI-ZERBO, Joseph (org.). História geral da África. Volume 1 – Metodologia e pré-história na África. Tradução de Beatriz Turquetti et al. (trad.). São Paulo: Ática; Unesco, 1982.

IPHAN. Marabaixo. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1941. Acesso em 04/08/2020.

IPHAN. Dossiê de Registro Marabaixo. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/DOSSIE_MARABAIXO.pdf. Acesso em: 04 ago. 2020.

PEREIRA, Marcos Paulo Torres. Permanência e Ressonância de Vozes em A Chegada de Lampião no Inferno. Revista Boitatá, v. 19, p. 112-132, 2015.

PEREIRA, Marcos Paulo Torres. O Eu e o Outro ou “eu quero saber se meu cabelo é igual ao seu”. In: PEREIRA, Marcos Paulo Torres et al. (org.). Pós-Colonialismo e Literatura: questões identitárias nos países africanos de língua oficial portuguesa. Macapá: UNIFAP, 2017.

PINTO, Altair (org.). Dicionário da Umbanda. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Eco, 1986.

QUINTELA, Eleny. Marabaixo. Tipiti. Macapá, 22 de abril de 1992.

REIS, Marcos Vinicius Freitas; PEREIRA, Marcos Paulo Torres. Perspectivismo Ameríndio nos Discursos Mitificados do Catolicismo Popular na Amazônia. Diálogos, Maringá-PR, v. 24, n. 2, p. 275-291, maio/ago. 2020. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/53663. Acesso em: 08 ago. 2020.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo 3. Campinas-SP: Papirus, 1994.

SILVA, Alci Soares da. A cultura negra no Amapá: histórias, tradição e políticas públicas. Macapá: Lê Arte Editora, 2014.

SOUZA, Manoel Azevedo de; BARREIRA César. Histórias vividas e narradas: os amapaenses no Jornal Amapá. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 1, mar./jun., p. 277-312, 2019.

VIDEIRA, Piedade Lino. Marabaixo, dança afrodescendente: Significando a identidade étnica do negro amapaense. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

20.04.2021

Como Citar

REIS, M. V. de F.; MACIEL, K. B.; PEREIRA, M. P. T. LADRÕES DE MARABAIXO EM MACAPÁ: IDENTIDADE CULTURAL, PODER, HISTÓRIA, MEMÓRIA E RELIGIOSIDADE NA AMAZÔNIA AMAPAENSE. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 1, p. 11–28, 2021. DOI: 10.18224/cam.v19i1.8298. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8298. Acesso em: 5 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)