A Compreensão da Realidade Social dos Idosos à Luz da Fenemenologia Social de Alfred Schutz

Autores

  • Clélia Peretti PUCPR
  • Rosangela Sturba Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.18224/cam.v12i2.3544

Palavras-chave:

Fenomenologia, Idoso, Mundo da vida, Dignidade, Direitos

Resumo

O presente artigo trata do fenômeno do envelhecimento na sociedade contemporânea e apresenta as contribuições do método fenomenológico de Alfred Schutz na compreensão da realidade social do idoso no Brasil. Particular ênfase é dada a categoria “mundo da vida”, ou seja, o mundo dos conhecimentos para interpretar o mundo de relações, das vivências e os significados que estas adquirem para a vida presente e futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clélia Peretti, PUCPR

Doutorado em Teologia. Membro da Academia Internacional de Teologia Prática. Professora no Programa de Pós-Graduação e Bacharelado em Teologia da PUCPR.

Rosangela Sturba, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Curitiba

Assistente Social. Especialista em Gestão de Políticas Públicas com centralidade na família. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Curitiba.

Downloads

Publicado

20.12.2014

Como Citar

PERETTI, C.; STURBA, R. A Compreensão da Realidade Social dos Idosos à Luz da Fenemenologia Social de Alfred Schutz. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 12, n. 2, p. 345–354, 2014. DOI: 10.18224/cam.v12i2.3544. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/3544. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos / Articles