CRENÇAS E PRÁTICAS RELIGIOSAS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: DIFERENÇAS ENTRE OS GÊNEROS
DOI:
https://doi.org/10.18224/cam.v21i3.13580Palavras-chave:
Formação do Psicólogo, Psicologia da Religião, Psicologia SocialResumo
Esse estudo tem como objetivo analisar as crenças e práticas religiosas de graduandos em Psicologia, discutindo as influências das questões de gênero e da formação universitária no modo como esses sujeitos experienciam a religiosidade. Trata-se de um estudo exploratório que contou com a participação de 229 estudantes de graduação em Psicologia, de todas as regiões do Brasil, que responderam um formulário virtual com 48 questões analisadas por meio de estatística descritiva. Os resultados revelam que os estudantes de Psicologia mantêm o seu pertencimento religioso, durante toda a formação. As crenças religiosas lhes dão suporte para enfrentamentos dos desafios da vida universitária, assim como para situações relacionadas ao processo de saúde/adoecimento. Por outro lado, os estudantes não encontram nos cursos de Psicologia um espaço dialógico para dos fenômenos religiosos, contribuindo para silenciamentos e incertezas sobre como manejar essas questões em sua prática acadêmica e profissional. Também foi possível constatar que, enquanto produções sociais e culturais, a religiosidade também é atravessada pelas questões de gênero. Nesse sentido, foi possível constatar uma vida religiosa mais intensa entre as mulheres, de modo que os homens parecem recorrer, com menor frequência às instituições e serviços religiosos.
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