DÊUTERO-ISAÍAS: A CRÍTICA ÀS IMAGENS COMO CRÍTICA À RELIGIÃO QUE LEGITIMA O PODER E A DOMINAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18224/cam.v20i1.12248Palavras-chave:
Dêutero-Isaías, exílio, imagens, monoteísmo, decolonial.Resumo
O Dêutero-Isaías critica fortemente as imagens esculpidas em madeira, pedra, cerâmica, ou revestidas de prata, ouro, ou outro metal. Na Babilônia, eram abundantes e impressionantes, pressionando os exilados a abandonarem YHWH pela grandiosidade delas, dos cultos e performances do imperador, representando Marduk. Imagens, templos e procissões mostravam a força do império e podiam cooptar simbólica e ideologicamente os exilados, pois articulavam e legitimavam a dominação imperial. A crítica Dêutero-Isaiana pode ensejar uma compreensão não doutrinária, não dogmática e não colonialista das imagens e do monoteísmo. As imagens – e a religião babilônica – são combatidas por suas funções sociorreligiosas. E o monoteísmo que ali nasce, depreende-se da compreensão de que a única divindade verdadeira, independente de seu nome ou religião a ela vinculada, é aquela que, em seu contexto e época, se faz presença solidária, humanizadora junto às pessoas que lutam contra a dominação, a escravização e a opressão.Downloads
Referências
ALONSO SCHÖKEL, Luis; SICRE DIAZ, Jose Luis. Profetas I. 2ª ed., São Paulo: Paulus, 2004.
BAUER, B. Johannes. Dicionário Bíblico-Teológico. São Paulo: Loyola, 2000.
BIBLEWORKS 8: Software for Biblical Exegesis and Research. Norfolk: Bibleworks, LCC, 2009.
BÍBLIA de Jerusalém. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2000.
BÍBLIA. Edição Pastoral, São Paulo: Paulus, 55ª impressão, 2005.
BÍBLIA. Hebraica Stuttgartensia. Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart, 1997.
BÍBLIA. Nova Bíblia Pastoral. São Paulo: Paulus, 2014.
BÍBLIA. Sacra Vulgata. Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart, 1994.
BÍBLIA Sagrada. João Ferreira de Almeida, Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.
BÍBLIA Sagrada. Petrópolis: Vozes, 1988.
BÍBLIA Septuaginta. Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart, 2006.
BÍBLIA Tradução Ecumênica. São Paulo: Loyola, 1994.
BOHN GASS, Ildo. Exílio Babilônico e Dominação Persa. Uma introdução à Bíblia. V. 5. 3. ed. São Leopoldo: CEBI, São Paulo: Paulus, 2007.
BONNARD, P. E. Le Second Isaïe Son Discipule et Leurs Éditeurs Isaïe 40-66. Paris: Gabalda, 1972.
BOTTERWECK, J. G.; RINGGREN, Helmer. Theological Dictionary of the Old Testament. Vol. 1-4. Printed in the United States of America: William B. Eerdmans Publishing CO, 1974.
BOTTERWECK, J. G.; RINGGREN, Helmer; FABRY, Heinz-Josef. Theological Dictionary of the Old Testament. Vol.7-15. Grand Rapids, Michigan/Cambridge: William B. Eerdmans Publishing CO, 1974-1978.
CROATTO, José Severino. Isaías. A palavra profética e sua releitura hermenêutica, Vol. II: 40-55, A libertação é possível. Petrópolis/São Leopoldo, Vozes/Sinodal, 1998.
FREEDMAN, David Noel. The Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1992.
HOLLADAY, William L. Léxico Hebraico e Aramaico do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2010.
HESS, Richard S. Israelite Religions: An Archaeological and Biblical Survey. Grand Rapids, Michigan/Nottingham: Baker Academic/Apollos, 2007.
KAEFER, José Ademar. O êxodo como tradição de Israel Norte, sob a condução de El e Javé na forma de touro jovem. Horizonte, v. 13, n. 38, p. 878-906, 2015.
Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n38p878/8106.
KEEL, Othmar; UEHLINGER, Christoph. Gods, Goddesses, and images of God in Ancient Israel. Augsburg: Fortress, 1984.
KESSLER, Rainer. História Social do Antigo Israel. São Paulo: Paulinas, 2009.
KOEHLER, L.; BAUMGARTNER, Walter. The Hebrew and Aramaic Lexicon of the Old Testament. The New Koehler-Baumgartner in English. Leiden/New York/Köln: E. J. Brill, Vol. 3, 1996.
MARQUES, Maria Antônia; NAKANOSE, Shigeyuki. Segundo e Terceiro Isaías (40-66): roteiros e orientações para encontros. São Paulo: Paulus, 2004.
MESTERS, Carlos; OROFINO, Francisco Rodrigues. Levitas. Animadores das comunidades do povo de Deus. São Leopoldo: CEBI, 2017.
RICHARD, Pablo et al. A luta dos deuses: os ídolos da opressão e a busca do Deus Libertador. São Paulo: Paulinas, 1982.
RÖMER, Thomas. A origem de Javé. O Deus de Israel e seu nome. São Paulo: Paulus, 2019.
RUMI, Jalal Ud-Din. Inefável e sem forma. Sobre o segundo Mandamento Bíblico (Êxodo 20,4-6; Deuteronômio 5,8-10). In: REIMER, Haroldo. Inefável e sem forma: Estudos sobre o monoteísmo hebraico. São Leopoldo/Goiânia: Oikos/UCG, 2009, p. 69-89.
SCHENKER, Adrian. La profanation d`images cultuelles dans la Guerra. Raisons explicites et raisons implicites de L`aniconisme israélite dans les textes de la Bible. Revue Biblique, Paris, n. 3, p. 321-330, 2001.
SCHWANTES, Milton. Sofrimento e Esperança no Exílio História e Teologia do povo de Deus no Século VI a.C. São Leopoldo/São Paulo: Sinodal/Vozes, 1987.
STAVRAKOPOULOU, Francesca; BARTON, John. Religious Diversity in Ancient Israel and Judah. London/New York: T&T International, 2010.
STEINMANN, J. O livro da Consolação de Israel e os profetas da volta do exílio. São Paulo: Paulinas, 1976.
TOORN, Karel van der; BECKING Bob; HORST, Pieter van der. Dictionary of Deities and Demons in the Bible DDD. Leiden, Boston, Köln: Brill, 1999.
VANGEMEREN, Willem A. (Ed.) New International Dictionary of Old Testament Theology & Exegesis. Grand Rapids, Michigan: Zondervan Publishing House, volume 3, 1997.
VV.AA. A luta dos deuses. Os ídolos da opressão e a busca do Deus libertador. São Paulo: Paulinas, 1982.
ZEVIT, Ziony. The Religions of Ancient Israel: A Synthesis of Parallactic Approaches. London/New York: Continuum, 2003.