Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia

Maria Cláudia Machado Barros

Resumo


Entender o processo da construção histórica do racismo, da discriminação étnica e social é condição primeira para superação de tais relações. A educação em direitos humanos apresenta essa proposta de estabelecer uma consciência histórica para uma abordagem de promoção dos valores e relações que promovam o reconhecimento do outro, na promoção da igualdade de direitos, associado ao reconhecimento da diversidade. A justiça social deve ser o caminho buscado pela percepção do passado, em um presente aberto para a avaliação de seus próprios conceitos e paradigmas.

Education in Human Rights: History, Gender and Ethnicity

Understanding the process of the historical construction of racism, ethnic and social discrimination is the first condition for overcoming such relationships. Human rights education presents this proposal to establish a historical awareness for an approach to promote values ​​and relationships that promote the recognition of the other in the promotion of equal rights associated with the recognition of diversity. Social justice must be the path sought by the perception of the past, in an open gift for the evaluation of its own concepts and paradigms.

Palavras-chave


Human Rights; Gender; Racism; Ethnicity; Direitos Humanos; Gênero; Racismo; Etnia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/mos.v10i0.5685

 

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MOSAICO | Programa de Pós-Graduação em História | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7801 | Qualis B3

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