Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia

Autores

  • Maria Cláudia Machado Barros Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.18224/mos.v10i0.5685

Palavras-chave:

Human Rights, Gender, Racism, Ethnicity, Direitos Humanos, Gênero, Racismo, Etnia.

Resumo

Entender o processo da construção histórica do racismo, da discriminação étnica e social é condição primeira para superação de tais relações. A educação em direitos humanos apresenta essa proposta de estabelecer uma consciência histórica para uma abordagem de promoção dos valores e relações que promovam o reconhecimento do outro, na promoção da igualdade de direitos, associado ao reconhecimento da diversidade. A justiça social deve ser o caminho buscado pela percepção do passado, em um presente aberto para a avaliação de seus próprios conceitos e paradigmas. Education in Human Rights: History, Gender and Ethnicity Understanding the process of the historical construction of racism, ethnic and social discrimination is the first condition for overcoming such relationships. Human rights education presents this proposal to establish a historical awareness for an approach to promote values ??and relationships that promote the recognition of the other in the promotion of equal rights associated with the recognition of diversity. Social justice must be the path sought by the perception of the past, in an open gift for the evaluation of its own concepts and paradigms.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Machado Barros, Universidade de Passo Fundo

Mestrado em História Regional

Referências

ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e Oposição no Brasil (1964-1984). Rio de Janeiro: Vozes, 1985.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.

ARAÚJO, Ulisses F.; AQUINO, Júlio Groppa. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.

AREND, Hanna. Origens do Totalitarismo. São Paulo Companhia das Letras, 1989.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política.

Brasília: Editora Universidade de Brasília, 13ª Ed. 2007.

BOMBASSARO, Luiz Carlos. Ética e Trabalho: cinco estudos. Caxias do Sul: De Zorzi; PyR Ed, 1989.

BRAUN, Helenice da Aparecida Dambrós. O Brasil e os Direitos Humanos: a incorporação dos tratados em questão. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.

CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (Org.). Educar em Direitos Humanos: construir democracia. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

CARDOSO, Fernando Henrique. Autoritarismo e Democratização. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

CHAUÍ, Marilena S. Direitos Humanos e medo. Disponível em: <http://projetophronesis.com/tag/marilena-chaui>.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo. Editora Ática. 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São

Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 12ª edição. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993. Disponível em:

<http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/pdf/vol02n2/CILADAS.pdf>.

INÁCIO, Tainá; GIGANTE, Natalia; MACEDO, Larissa. Disponível em:

<http://academico.direito-rio.fgv.br/wiki/Caso_Maria_da_Penha>.

LOURO, Guacira Lopes (Org.). O Corpo Educado: Pedagogias da sexualidade. Belo

Horizonte: Autêntica, 2000. Disponível em: <http://antropologias.descentro.org/files/downloads/2010/08/LOUROGuacira-L._O-corpo-educado-pedagogias-da-sexualidade.pdf>.

MARTINS, Carlos J. Revista: Mente, cérebro & filosofia: Foucault, v. 4, 2. Ed. Revista. São Paulo: Duetto editorial, 2011.

O’DONNELL, Guillermo. Análise do Autoritarismo burocrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

RODRIGUES, Adriana Severo; BRUNETTO, Giancarla; BROTTO, Márcio Eduardo. (Org.) Os Hereges. 1ª ed. Porto Alegre: Armazém Digital, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. As tensões da modernidade. Disponível em:

<http://www.susepe.rs.gov.br/upload/1325792284>.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 10ª edição, 2008. Disponível em: <http://booksgoogle.com.br>.

SCHILLING, Flávia (Org.). Direitos Humanos e educação: outras palavras, outras práticas. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVEIRA, Vladimir Oliveira da; ROCASOLANO, Maria Mendez. Direitos Humanos: Conceitos, significados e funções. São Paulo: Saraiva, 2010.

SOUZA, José Otavio Catafesto de. Programa de Capacitação Diversidade na Universidade. A Questão Indígena. UFRGS. 2010.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010.

VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Da Guerra Fria à Crise (1945-1992): as relações internacionais contemporâneas. 2 Ed. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1992.

Downloads

Publicado

19.12.2017

Como Citar

MACHADO BARROS, M. C. Educação em Direitos Humanos: História Gênero e Etnia. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 10, n. 2, p. 191–207, 2017. DOI: 10.18224/mos.v10i0.5685. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/5685. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Dossiê