Herói ou Vilão? O Papel do Professor de Educação Física Escolar Perante a Indústria Cultural

Conteúdo do artigo principal

Nicole Roessle Guaita
Marcelo Moraes e Silva

Resumo

Um dos aspectos mais evidentes no mundo contemporâneo é o lugar central ocupado pelos meios tecnológicos de produção e reprodução de informações, que abrem um espaço cada vez maior em nossas vidas. Observamos a influência da indústria cultural nos mais diversos âmbitos, inclusive na escola. Com base nessa observação, discutimos o papel do professor diante dos meios de comunicação de massa: herói ou vilão? A discussão tem como base o fato de que o professor está inserido nessa sociedade, sentindo e pensando segundo seus pressupostos, muitas vezes comerciais, injustos e preconceituosos. O estudo parte, então, na direção de uma maior valorização da formação do professor dentro da área de ciências humanas, partindo de uma reflexão sobre si e desta forma transportando-a para sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GUAITA, N. R.; SILVA, M. M. e. Herói ou Vilão? O Papel do Professor de Educação Física Escolar Perante a Indústria Cultural. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 3, p. 407–420, 2009. DOI: 10.18224/frag.v18i3.620. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/620. Acesso em: 1 maio. 2024.
Seção
Artigos / Articles