Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES DE ESCRITA DOS TEXTOS PARA CAMINHOS

O periódico Caminhos recebe, em fluxo contínuo, artigos para dossiê temático, artigos avulsos, ensaios teóricos, resenhas, entrevistas, comunicações, traduções autorizadas, relatórios de pesquisa, resumo expandido de teses e dissertações, que, caso aprovados, serão publicados em dossiê ou em seção diferente. Autores(as) devem ter, no mínimo, a titulação de mestres(as), sendo que mestrandos(as) devem buscar a coautoria de doutores(as), preferencialmente de seus orientadores(as). A coautoria é permitida, desde que atestem, caso solicitados(as), sua contribuição específica.

Os textos podem ser escritos em português, espanhol, francês, inglês, italiano e alemão. As traduções serão sempre de outra língua para o português. Antes de submeter o texto, os(as) autores(as) deverão fazer uma rigorosa revisão do mesmo.

Excepcionalmente poderão ser publicados artigos e outros textos de autores(as), editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil, desde que autorizados.

Serão rejeitados e arquivados textos que não estiverem de acordo com as DIRETRIZES DE ESCRITA, nas quais devem ser observados os seguintes critérios:

■ Os textos devem ser digitados em Word, tamanho papel A4, entrelinha 1,5, fonte Arial 12, alinhamento justificado, margens superior/esquerda com 3cm e inferior/direita com 2cm.

■ Caso houver palavras em línguas antigas (hebraico, grego etc.), os(as) autores(as) deverão fornecer a fonte específica e enviar, além do documento em Word, também em PDF, e informar o nome da fonte.

■ Os textos devem ter, incluindo as Referências, a seguinte extensão: artigos, ensaios teóricos, traduções autorizadas (de 15 a 20 páginas), entrevistas e comunicações (no máximo 8 páginas); resenhas (no máximo 5 páginas); relatórios de pesquisa (até 10 páginas, em espaçamento simples); resumos expandidos de teses e dissertações (até 7 páginas, incluindo tradução para inglês).

■ Na estrutura, os artigos, ensaios e comunicações devem conter: título em maiúscula e negrito na língua de origem e em inglês (centralizado e com, no máximo, 15 palavras); resumo na língua de origem do texto e em inglês, com até 100 palavras; 3 a 5 palavras-chave, na língua de origem do texto e em inglês. Além da introdução e conclusão, o artigo deve conter alguma subdivisão (em maiúsculo) para o desenvolvimento do tema. Subdivisões menores deverão constar com a primeira letra maiúscula nas palavras principais.

■ Ilustrações (quadros, tabelas e figuras) devem aparecer no corpo do texto, o mais próximo possível do trecho correspondente, com título e fonte. É indispensável que estejam com imagem em jpeg ou tif de boa qualidade, adaptáveis à impressão em preto e branco.

■ As citações diretas com mais de três linhas, devem estar adentradas (4cm), em espaçamento simples e Arial 10. As citações diretas com menos de três linhas estarão inseridas no texto, destacadas com aspas duplas. Todas as citações diretas e indiretas devem conter a menção de autor(a)-data-página (nota bibliográfica). Exemplo:

De acordo com Matos (2006, p. 58) ou “...” (MATOS, 2006, p. 58).

■ As notas devem ser preferencialmente bibliográficas (AUTOR(A), ano, página) e constar diretamente no texto. As notas explicativas (discussão, remissão a obras) devem ser numeradas e constar no rodapé; também aqui adota-se a menção autor(a)-ano-página. As referências completas constarão no final do texto.

■ As Referências devem conter exclusivamente autores(as) e obras citados no texto e ser apresentadas, ao final do texto, em ordem alfabética. Quando houver autor(a) com mais obras, deve-se referenciar em ordem cronológica de suas obras (da mais recente à mais antiga). O destaque do nome das obras (livros, periódicos, filmes etc.) deverá ser em itálico. Exemplos:

Monografia, dissertação e tese:

MATOS, Keila. C. de. Ministérios de mulheres em cartas paulinas: exegese e análise do discurso. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.

Livro:

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo, os ritos, os sonhos, o tempo: ensaios de antropologia medieval. Tradução de Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2014.

Capítulo de livro ou Verbetes:

FELÍCIO, Carmelita Brito de Freitas. Direitos Humanos: função histórica das Declarações e problematização filosófica. In: RICHTER REIMER, Ivoni (Org.). Direitos Humanos: enfoques bíblicos, teológicos e filosóficos. São Leopoldo: Oikos; Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011. p. 11-26.

Artigo em periódico impresso:

MANZATTO, Antonio. Identidade narrativa de Deus nas parábolas de Jesus. Atualidade Teologica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 58, p. 43-61, 2018.

Artigo em periódico online:

SOFIATI, Flávio Munhoz; MOREIRA, Alberto da Silva. Catolicismo contemporâneo: à guisa de informação. Caminhos, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 4-13, 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/6689/3690. Acesso em: 02 out. 2018, 07:51. [o link do site deve ser tomado do artigo aberto no pdf da revista]

Outros tipos de textos deverão ser referenciados de acordo com a ABNT.

Observações:

■ Ao realizar a submissão do texto, o(a) autor(a) deverá escolher também a seção correspondente, à qual quer remeter o mesmo (dossiê, artigos avulsos, resenha etc.).

■ Quanto à SELEÇÃO DO TEXTO, o(a) autor(a) será comunicado(a) do recebimento de sua colaboração logo após o registro da submissão no sistema. Os trabalhos recebidos serão apreciados inicialmente pelo(a) editor(a)-gerente e/ou editor(as) adjuntos(as) designados(as). Se não corresponderem ao escopo e às Diretrizes (acima), serão rejeitados e arquivados. Se estiverem dentro do escopo e das diretrizes do períódico, serão encaminhados à avaliação de dois ou mais membros do Conselho Consultivo ou pareceristas ad hoc que constam no cadastro do sistema, com reconhecida competência na área de conhecimento, com garantia de sigilo e anonimato tanto da autoria quanto do(a) parecerista (avaliação às cegas).

■ O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à CAMINHOS. Todo material destinado à publicação, já aprovado, não mais poderá ser retirado pelo(a) autor(a) sem a prévia autorização do Conselho Editorial ou do(a) editor(a) gerente.

■ Os trabalhos publicados são de propriedade de seus autores(as). Caso sejam encaminhados para publicação em outros meios de divulgação deverão fazer constar a edição original, ou seja, a legenda da revista CAMINHOS em que o texto foi publicado.

■ Não será publicada mais de uma contribuição por autor(a) por ano.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Declaro(amos) que este texto enviado para avaliação é de minha(nossa) própria autoria e que não foi retirado de outros trabalhos. Dados pesquisados em fontes diversas são citados mediante nota bibliográfica ou explicativa, corretamente relacionados numa lista de títulos ao final do texto. Compreendemos que o plágio acadêmico é delito grave e que a PUC Goiás tem meios legais para lidar com tal situação. Diante disso, estou(amos) ciente(s) de que meu(nosso) texto será submetido a um detector de plágio, após ser aceito pelo Editor da Revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, RTF ou WordPerfect.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.