O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Declaro(amos) que este texto é inédito, de minha(nossa) autoria e não está enviado para avaliação simultânea em outro periódico. Dados pesquisados em fontes diversas são citados mediante nota bibliográfica ou explicativa, corretamente relacionados numa lista de títulos ao final do texto. Compreendemos que o plágio acadêmico é delito grave e que a PUC Goiás tem meios legais para lidar com tal situação. Diante disso, estou(amos) ciente(s) de que meu(nosso) texto será submetido a um detector de plágio, após ser aceito pelo Editor da Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, RTF ou WordPerfect.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista, sobretudo quanto ao uso do sistema Autor/data. Ex.: Segundo Matos (2022, p. 35) ou ...(Matos, 2022, p. 35).
  • Declaro(amos) ter preenchido integralmente os metadados de todos os(as) autores(as), apontando: vínculo institucional, resumo da biografia, e-mail para contato e número de registro ORCID (aos que ainda não possuírem, obter através do link: https://orcid.org/).

DIRETRIZES DE ESCRITA DOS TEXTOS para a CAMINHOS

O periódico CAMINHOS – Revista de Ciências da Religião da PUC Goiás recebe, em fluxo contínuo, artigos para dossiê temático, artigos avulsos, ensaios teóricos, resenhas, entrevistas, conferências, comunicações, traduções autorizadas, relatórios de pesquisa, resumo expandido de teses e dissertações, artigo de revisão bibliográfica, artigos com response e artigos de response que, caso aprovados, serão publicados em dossiê ou em seção específica. O texto submetido em forma de artigo ou ensaio deverá apresentar originalidade, qualidade e consistência de conteúdo, bem como demonstrar atualidade e relevância do tema abordado.

As Referências utilizadas devem contemplar publicações nacionais e internacionais (no original ou traduzidas), a fim de promover diálogo e intercâmbio entre as pesquisas realizadas.

Autores/as devem ter, no mínimo, a titulação de mestres/as, que devem escrever o texto em coautoria com um/a doutor/a e, no caso de doutorandos/as, devem buscar a coautoria de doutores/as, preferencialmente seus/suas orientadores/as. A coautoria pode ter, no máximo, quatro autores/as, que, caso solicitados/as, atestem sua contribuição específica.

Os textos podem ser escritos em espanhol, francês, inglês, italiano e alemão. As traduções de textos já publicados e com autorização para tal serão sempre de outra língua para o português.

Antes de submeter o texto, os/as autores/as deverão fazer uma rigorosa revisão do mesmo, sendo essa de sua total responsabilidade, inclusive a conferência das DIRETRIZES da Caminhos. Serão rejeitados e arquivados textos que não estiverem de acordo com essas diretrizes de escrita. Também é obrigatória a menção do endereço do ORCID para todos os(as) autores(as).

CRITÉRIOS DE FORMATAÇÃO (com base na ABNT NBR 6023:2018):

• Os textos devem ser digitados em Word, tamanho papel A4, entrelinha 1,5, fonte Arial 12, alinhamento justificado, com todas as margens com 2,5 cm.

• Caso houver palavras em línguas antigas (hebraico, grego etc.), os/as autores/as deverão fornecer a fonte específica e enviar, além do documento em Word, também em PDF, e informar o nome da fonte. Preferível é que a língua antiga seja transliterada, apenas.

• Os textos devem ter, incluindo as Referências, a seguinte extensão: artigos, ensaios teóricos, traduções autorizadas (de 15 a 25 páginas), entrevistas e comunicações (de 8 a 20 páginas); resenhas (de 5 a 10 páginas); relatórios de pesquisa (de 10 a 15 páginas); resumos expandidos de teses e dissertações (até 8 páginas, incluindo sua tradução para inglês). Em artigos, as Referências não devem exceder 2 páginas.

• Textos que são resultado (parcial) de pesquisa de campo e que contenham dados e falas de pessoas entrevistadas, devem inserir Documento de Aprovação do Projeto de Pesquisa pelo Comitê de Ética da IES, em DOCUMENTO SUPLEMENTAR.

• Na estrutura, os artigos, ensaios e comunicações devem conter: título em maiúscula e em negrito na língua de origem e em inglês (formato justificado e com, no máximo, 15 palavras); resumo na língua de origem do texto e em inglês (abstract), com até 150 palavras; 3 a 5 palavras-chave (inicial maiúscula e palavras separadas com ponto), na língua de origem do texto e em inglês (keywords). Além da Introdução e Conclusão, o artigo deve conter alguma subdivisão (em maiúsculo) para o desenvolvimento do tema. Subdivisões menores deverão constar com a primeira letra maiúscula e em negrito.

• Ilustrações (quadros, tabelas e figuras) devem aparecer no corpo do texto, o mais próximo possível do trecho correspondente, com título e fonte (Arial 10). É indispensável que estejam com imagem em jpeg ou tif de boa qualidade, adaptáveis à impressão em preto e branco. Caso contrário, serão recusadas.

• As citações diretas com mais de três linhas devem estar adentradas (4cm), em espaçamento simples e Arial 10, sem aspas. As citações diretas com menos de três linhas estarão inseridas no texto, destacadas com aspas duplas. Todas as citações diretas e indiretas devem conter a menção de autor/a-ano-página (nota bibliográfica). Exemplo: De acordo com Matos (2006, p. 58) ou “...” (Matos, 2006, p. 58).

• As notas devem ser preferencialmente bibliográficas (Autor/a, ano, página) e constar diretamente no texto. As notas explicativas (discussão, remissão a obras) devem ser numeradas e constar no rodapé; também aqui adota-se a menção autor/a-ano-página. As Referências completas (bibliografia utilizada) constarão apenas no final do texto.

• As Referências devem conter exclusiva e necessariamente autores/as e obras citados/as no texto. Elas devem constar no final do texto, em ordem alfabética. Quando houver autor/a com mais obras, deve-se referenciar em ordem cronológica decrescente (da mais recente para a mais antiga). Se houver obra de mesmo/a autor/a num mesmo ano, deve-se identificar com 2013a, 2013b etc., nas Referências e nas notas. O destaque do nome das obras (livros, periódicos, filmes etc.) deverá ser em itálico.

Exemplos:

Monografia, dissertação e tese:

MATOS, Keila. C. de. Ministérios de mulheres em cartas paulinas: exegese e análise do discurso. 2006 [=ano do depósito do trabalho] Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.

Livro:

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo, os ritos, os sonhos, o tempo: ensaios de antropologia medieval. Tradução: Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2014.

Capítulo de livro ou Verbetes de dicionários:

FELÍCIO, Carmelita Brito de Freitas. Direitos Humanos: função histórica das Declarações e problematização filosófica. In: RICHTER REIMER, Ivoni (org.). Direitos Humanos: enfoques bíblicos, teológicos e filosóficos. São Leopoldo: Oikos; Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011. p. 11-26.

Artigo em periódico impresso:

MANZATTO, Antonio. Identidade narrativa de Deus nas parábolas de Jesus. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 58, p. 43-61, 2018.

Artigo em periódico online:

SOFIATI, Flávio Munhoz; MOREIRA, Alberto da Silva. Catolicismo contemporâneo: à guisa de informação. Caminhos, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 4-13, 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/6689/3690. Acesso em: 02 Out. 2018, 07:51h. [o link do site deve ser tomado do artigo aberto no pdf da revista]

Outros tipos de textos deverão ser referenciados de acordo com a ABNT NBR 6023:2018 (considerando-se que os títulos da obra serão identificados, em Caminhos, em itálico).

Ao realizar a submissão do texto, o/a autor/a deverá escolher também a SEÇÃO correspondente, à qual quer remeter o mesmo (dossiê, artigos avulsos, resenha etc.).

Quanto à RECEPÇÃO DO TEXTO, o/a autor/a será comunicado/a do recebimento de sua colaboração logo após o registro da submissão no sistema. Os trabalhos recebidos serão apreciados inicialmente pelo editor-chefe. Se não corresponderem ao escopo e às Diretrizes (ver acima), serão rejeitados e arquivados. Se estiverem dentro do escopo e das Diretrizes do períódico, serão encaminhados à avaliação de dois ou mais membros do Conselho Consultivo ou pareceristas ad hoc que constam no cadastro do sistema, com reconhecida competência na área de conhecimento, com garantia de sigilo e anonimato tanto da autoria quanto de pareceristas (avaliação às cegas).

Não se poderá submeter simultaneamente o mesmo texto a outro periódico, enquanto o mesmo estiver em processo de avaliação na Caminhos. Todo material destinado à publicação, já aprovado, não mais poderá ser retirado pelo/a autor/a, sem a prévia autorização do Conselho Editorial e/ou do editor-chefe.

Os trabalhos publicados são de propriedade de seus autores/as. Caso sejam encaminhados para publicação em outros meios de divulgação deverão fazer constar, em nota de rodapé inicial, a edição original, ou seja, a legenda da revista CAMINHOS em que o texto foi publicado (v., n., p., ano). Não será publicada mais de uma contribuição por autor/a por ano, exceto em caso de tratar-se de uma contribuição em número especial, além de número regular da revista.

As comunicações entre autores/as e editores/as deverão ser feitas via sistema, a fim de registro, no item DECISÃO EDITORIAL, Comunicação entre Editor/a/Autor/a.