<b>Do Humano aos Pixels: o apelo sexual nas propagandas de videogames</b>

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José Antônio Loures

Resumo

O artigo apresenta, analisa e discute propagandas de apelo sexual para videogames. O corpo é transformado em mercadoria e também usado para atrair o público, e isso também se aplica ao universo dos videogames. Nesse texto estão propagandas de épocas e plataformas diferentes, assim como o seu público alvo. Foram utilizadas as categorias estabelecidas por Tom Reitcher para as análises, que são:  exibição do corpo, comportamento sexual, fatores contextuais e referências sexuais. Por fim, o trabalho apresenta uma visão geral de como ao decorrer das décadas a publicidade nos videogames representavam o corpo feminino e masculino.

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Como Citar
LOURES, J. A. <b>Do Humano aos Pixels: o apelo sexual nas propagandas de videogames</b>. Revista Panorama - Revista de Comunicação Social, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 1, p. 36–41, 2018. DOI: 10.18224/pan.v8i1.6411. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/6411. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

José Antônio Loures, Instituto de Artes - Universidade de Brasília

Foto Artista multimídia com produção em temáticas contemporâneas como a relação homem e máquina, difusão de informação, política e videogames. Desde 2011 trabalha nas linguagens da arte computacional, histórias em quadrinhos, web arte, fake arte e game arte. Em 2013 foi professor no curso de Ilustração no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Centro de Internação de Adolescentes de Anápolis - CIAA. Transitou entre a função de estagiário, professor de História da Arte e participante do Conselho Deliberativo e Curatorial da Galeria Antônio Sibasolly em Anápolis. Mestre em Arte e Cultura Visual, pelo Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual - UFG. Atualmente doutorando e bolsista CAPES no Programa de Pós-graduação em Arte pelo Instituto de Artes - UnB. Em sua tese em desenvolvimento defende a hipótese que considera que a sexualidade nos games está presente em quase todas as categorias, desde o seu modus operandi no gameplay até os aspectos visuais e sensoriais. Para demonstrar os valores conceituais do erotismo e da sexualidade, a pesquisa aborda uma breve retrospectiva da relação homem e máquina, assim como, destaca os primeiros jogos que trouxeram elementos literais sexuais na sua narrativa. Sua pesquisa se volta para a gamearte e suas variações, tanto analógicas e digitais.

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