ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: PROJETO BIBLIOTECA FALADA E A AUDIODESCRIÇÃO DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.18224/pan.v6i1.4859Resumo
RESUMO: o projeto de extensão Biblioteca Falada, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), busca promover o acesso de pessoas com deficiência visual à comunicação, por meio da transposição de textos impressos, digitais e/ ou audiovisuais para áudio. Entre as diversas produções do projeto em 2015, destaca-se a audiodescrição do documentário em vídeo Noite sem fim, que fala dos alunos com deficiência visual da Escola de Música de Brasília. Este trabalho aborda todo o processo de produção da audiodescrição, bem como discute a importância desta e de outras formas de adaptação de textos midiáticos para a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. PALAVRAS-CHAVE: Audiodescrição. Acessibilidade e comunicação. Deficiência visual e mídia sonora. Biblioteca Falada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).