Jovens Conectados: a vivência da inteligência coletiva com o sagrado no <i>bote fé</i>
DOI:
https://doi.org/10.18224/pan.v5i1.4328Resumo
RESUMO: Este artigo analisa a forma de atuação da Igreja Católica a partir da nova realidade comunicacional das redes sociais, especialmente no que tange à evangelização da juventude. Com contribuições do pensamento sistêmico, sobretudo à luz da teoria da Inteligência Coletiva idealizada por Lévy (2003), além da contribuição das árvores do conhecimento, também de Lévy (1992), e a Ciberteologia, de Spadaro (2012). Para tanto, foi realizada uma análise crÃtica de conteúdo das postagens colaborativas feitas por â??fieis-internautasâ?, durante o Bote Fé, desde o processo de recebimento do material pela fonte até a publicação no site e Facebook Jovens Conectados, que possui uma das maiores abrangências no meio católico, além de ser o canal oficial da Comissão para Juventude da CNBB. PALAVRAS-CHAVE: Redes Sociais; Igreja Católica; Juventude; Interação entre jovens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).