MODA E TELENOVELA – PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES – DAS MASSAS AOS NICHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/pan.v14i1.14690

Palavras-chave:

Telenovela, influenciadores digitais, moda, Internet, Mídias sociais

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a disseminação da moda popular a partir da telenovela e as transformações comunicacionais decorrentes da atuação dos influenciadores digitais sociais. Com pesquisa bibliográfica e uma análise de discurso crítica (Fairclough, 2003) de material midiático, discutimos comportamentos e tendências, do ponto de vista de Morin (1980), Bauman (2008), Baccega, (2011); Lipovetsky, (1989), entre outros autores que discorrem sobre a telenovela e as intersecções com as tecnologias digitais de informação e comunicação. As principais conclusões apontam para uma reorganização social em torno de nichos de públicos que circundam nas esferas comunicacionais da televisão e das mídias digitais.

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Biografia do Autor

Marcia Perencin Tondato , ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Docente titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM-SP. Coordenadora Nacional do Programa de Iniciação Científica da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Integra o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da ESPM. Editora da Revista Comunicação, Mídia e Consumo (2021-2023). Fez parte do OBITEL de 2006 a 2018. Tem estágio de pós-doutoramento na Universidade de Brasília (2015). Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004), Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Graduada em Publicidade (1992) pela UMESP.

Simone Antoniaci Tuzzo , Universidade da Maia - Umaia - Porto - Portugal

Doutora e Pós-Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre e Graduada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Professora da Universidade da Maia – UMAIA – Porto – Portugal. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: CiCO - Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais - CNPq-ESPM; Mídia, Imagem e Cidadania – CNPq-UFG e do CIAC - UMAIA - Universidade da Maia – Castêlo da Maia – Portugal.

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Publicado

07.11.2024

Como Citar

TONDATO , M. P.; TUZZO, S. A. T. MODA E TELENOVELA – PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES – DAS MASSAS AOS NICHOS. Revista Panorama - Revista de Comunicação Social, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 2–8, 2024. DOI: 10.18224/pan.v14i1.14690. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/14690. Acesso em: 22 mar. 2025.