v. 17 n. 2 (2024): “História, Educação Histórica e Diversidade”

Capa: Fotografia de Marcos Evaristiney Beltrão
Fonte: Laboratório de Informática UEG Jussara.
Direção do projeto fotográfico: Wilson Sousa Gomes.
Organizadores:
Eduardo José Reinato (PUC Goiás)
Wilson de Souza Gomes (UEG/PUC Goiás)
O dossiê “História, Educação Histórica e Diversidade busca motivar e reunir pesquisadores de todas as regiões do país e de diversas instituições e níveis de ensino. Nesse sentido, a Revista Mosaico como um periódico que contribui para a grande área das ciências humanas, os estudos históricos e culturais, de forma interdisciplinar, receberá produções científicas que fortaleçam o Campo do Conhecimento em História. Na defesa de que a História (conhecimento científico), a Teoria da História, a História da Historiografia, a Educação Histórica e a Diversidade são aspectos substanciais da produção do conhecimento histórico, são bem-vindos artigos que contribuíam para a tonificação dessas áreas de pesquisa.
Logo, receberemos contribuições que permitam pensar a história, a educação histórica e a diversidade como um aspecto dialógico, formador de identidade e consciência crítica. Ancorados em Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b), Isabel Barca (2001), Estevão Rezende Martins e Maria Auxiliadora Schmidt (2011) o conhecimento histórico possui a função social formativa do cidadão, da compreensão e respeito à diversidade cultural. Ao receber resultados e textos que tenham por base a leitura dos diferentes universos culturais construídos historicamente a ideia e reunir e divulgar a produção científica, estabelecer intercâmbio institucional e intelectual com pensadores locais, regionais, nacionais e internacionais.