v. 16 n. 3 (2023): Políticas Públicas e governabilidade da vida

O presente dossiê temático “Políticas Públicas e governabilidade da vida” tem por objetivo reunir artigos e ensaios que discutam as políticas públicas no contemporâneo, afetadas pelo advento do neoliberalismo e das diferentes crises mundiais, e que tragam aspectos históricos para auxiliar na compreensão dos jogos de saber e poder que operam na atualidade e que perfazem os modos de administrar, pesquisar, trabalhar e vivenciar as políticas públicas.

Propomos, aqui, políticas públicas enlaçadas à vida e às múltiplas formas de existência e resistência. Em um contexto de necropolítica e de desinteresse em determinadas vidas (Sugizaki, 2020), “apostamos nas políticas públicas como espaços para interrogações e de encontros coletivos e singulares transformadores de sujeitos e de subjetividades” (Eichherr, Hillesheim, Cruz, 2021, p. 7). Convocamos, assim, aliados e aliadas, pesquisadores e pesquisadoras, às reflexões e interrogações sobre as continuidades e descontinuidades históricas no que tange aos toques às vidas pelas políticas públicas: cuidadosas e violentas e efetivas e afetivas e bárbaras e cruéis...

O convite desdobra-se a todas as áreas do conhecimento, das diferentes regiões do país e do mundo, na intenção de compor uma produção transdisciplinar que seja plural, situada e local.

 

Publicado: 2023-09-28

Editorial

Apresentação

Artigos de Dossiê