“CARTAS PÓSTUMAS DO HOLOCAUSTO”: UMA PROPOSTA DE ENSINO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. In: ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. Trad. Wolgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terro, 1995.
BARROS, José D’Assunção. Contribuição para o estudo dos campos disciplinares. Revista ALPHA, Patos de Minas, UNIPAM, n. 11, p. 205-216, ago. 2010.
BAUER, Caroline Silveira. Políticas de memória: aproximações conceituais e teóricas. In: GALLO, Carlos Artur (org.). Nas trincheiras da memória: lutas pelo passado, políticas de memória e justiça de transição no sul da Europa e na América da Sul. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021. p. 12-23.
BAUER, Yehuda. Reflexiones sobre el Holocausto. Jerusalém: E.D.Z. Nativ Ediciones, 2013.
CALDAS, Pedro Spinola Pereira. O conceito de evento limite: uma análise de seus diagnósticos. Revista Tempo, Niterói, v. 25, n. 3, p. 737-757, set./dez. 2019.
CORREIA, Sílvia. Escrita de guerra como metáfora rememorativa da vida: uma análise das cartas dos soldados portugueses na Primeira Guerra Mundial. In: CALDEIRA, A. P. S; MARCELINO, D. A. (orgs.). Lugares e práticas historiográficas: escritas, museus, imagens e comemorações. Curitiba: CRV, 2021. p. 207-222.
DANZIGER, Leila. Shoah ou Holocausto: a aporia dos nomes. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, out. 2007.
DIJK, Teun A. van. (org.). Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2016.
DOSSE, François. Renascimento do Acontecimento: um desafio para o historiador, entre Esfinge e Fénix. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
FALAVINHA, Luzilete. Sexualidade e implicações socioeducacionais em O Diário de Anne Frank. Plural: Curitiba, 4 de agosto de 2021. Disponível em: https://www.plural.jor.br/colunas/holocausto-e-atualidade/sexualidade-e-implicacoes-socioeducacionais-em-o-diario-de-anne-frank/. Acesso em: 12 abr. 2021.
FINCHELSTEIN, Federico. El canon del holocausto. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2010.
FONTANA, Josep. A História dos Homens. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2004.
GARRIDO, Vilarinño Xóan Manuel. Introdução. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; SCHURSTER, Karl. (org.). Ensino de História, regimes autoritários e traumas coletivos. Rio de Janeiro; Porto Alegre: Autografia: EDUPE: EDIPUCRS, 2017. v. 2.
GAY, Peter. A experiência burguesa da rainha Vitória a Freud. O cultivo do ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. v. 3.
GÓES, Clara de. “Sobre o ódio”. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da et al. (org.). Velhas e novas direitas: a atualidade de uma polêmica. Recife: EDUPE, Editora da Universidade de Pernambuco, 2014.
GUTMAN, Israel. Holocausto y memoria. Jerusalén: Yad Vashem, 2013.
HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
HIRSCH, Marianne. La Generación de la Posmemoria: escritura y cultura visual después del Holocausto. Madrid: Editorial Carpe Noctem, PanCritica, 2015.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do Passado-Presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de janeiro: Contraponto, Museu de arte do Rio, 2014.
LACAPRA, Dominick. Escribir el historia, escribir el trauma. Buenos Aires: Nueva Visión, 2005.
LEITE, Alana de Moraes. “Lembrar o que Todos Querem Esquecer”: a urgência do ensino de traumas coletivos. REVISTA AQUILA, n. 22, ano X., p. 151-170, jan./jun. 2020.
LEVI, Primo. É isto um homem? Trad. Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LÉVINAS, Emmanuel. Entre Nós: ensaios sobre a alteridade. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004.
REISS, Carlos et al. Luz sobre o caos: educação e Memória do Holocausto. Rio de Janeiro (RJ): Imprimatur, 2018. p. 121.
RICOEUR, Paul. O perdão pode curar? Trad. José Rosa. In: RICOEUR, Paul. LusoSofia, Pross. p. 3-10.
SARLO, Beatriz. Tiempo passado: cultura de la memoria y giro subjetivo. Una discusión. Buenos Aires: Siglo veintiuno, 2005.
SCHURSTER, Karl; LEITE, Alana de Moraes. “História da Historiografia do Tempo Presente: questões e debates”. In: ELÍBIO, Antônio; SCHURSTER, Karl; PINHEIRO, Rafael. Tempo Presente: uma história em debate. Rio de Janeiro: Autografia; Recife: EDUPE. 2019.
SÉMELIN, Jacques. Purificar e destruir: usos políticos dos massacres e dos genocídios. Rio de janeiro: Difel, 2009.
SUZUKI, Márcio. Introdução à “querela dos historiadores”. Novos Estudos, n. 25, out. 1989.
TAUB, Emmanuel. Escritura, Memoria y Destrucción: comentarios sobre la educación postgenocida. In: KOVACIC, Verónica. Conocer, Compreender y Recordar: recursos para enseñar el Holocausto-Shoá y otros processos genocidas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Prometeo Libros, 2017.
YAD VASHEM. Editor: Zwi Bacharach. “Estas Son Mis Últimas Palabras...”: cartas póstumas del Holocausto. Israel: Yad Vashem, 2006.
WISEL, Elie. Legends o four Time. New York, 1968.
DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v15i1.8397
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND
MOSAICO | Programa de Pós-Graduação em História | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7801 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = A3
Visitantes - (05/09/2017 - 12/08/2021)
Fonte: Google Analytics.