MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Leandra Augusta de C. M. Cruz PUC Goiás
  • Maria do Espírito Santo Rosa C. Ribeiro PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18224/mos.v8i2.4432

Palavras-chave:

Palavras chave, Militarização das escolas, Disciplina., Fronteiras

Resumo

Esse artigo tem como finalidade refletir sobre a disciplina exacerbada cobrada nos Colégios Militares do Estado de Goiás, que por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os militares, foram autorizados a assumirem a gestão e administração de um crescente número de escolas públicas do Estado. Sobe o olhar de autores como Foucault quando apresenta suas contribuições para entendermos melhor sobre a disciplina e Gloria Anzaldúa quando ressalta o conceito de fronteira nos levando a novos ângulos de visão sobre essas escolas militarizadas. Sendo assim este artigo propõe uma discussão com base na bibliografia e no Regimento Disciplinar dos Colégios Militares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandra Augusta de C. M. Cruz, PUC Goiás

Graduada em Pedagogia e História, professora na rede Estadual de Educação do estado de Goiás e na rede Municipal de Aparecida de Goiânia. Mestranda da Pós - graduação em História da PUC Goiás e bolsista da FAPEG.

Maria do Espírito Santo Rosa C. Ribeiro, PUC Goiás

Professora Titular na graduação em História e no Mestrado em História Cultura e Poder da PUC Goiás.

Downloads

Publicado

15.12.2015

Como Citar

CRUZ, L. A. de C. M.; RIBEIRO, M. do E. S. R. C. MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 2, p. 199–205, 2015. DOI: 10.18224/mos.v8i2.4432. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4432. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres