MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.18224/mos.v8i2.4432Palavras-chave:
Palavras chave, Militarização das escolas, Disciplina., FronteirasResumo
Esse artigo tem como finalidade refletir sobre a disciplina exacerbada cobrada nos Colégios Militares do Estado de Goiás, que por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os militares, foram autorizados a assumirem a gestão e administração de um crescente número de escolas públicas do Estado. Sobe o olhar de autores como Foucault quando apresenta suas contribuições para entendermos melhor sobre a disciplina e Gloria Anzaldúa quando ressalta o conceito de fronteira nos levando a novos ângulos de visão sobre essas escolas militarizadas. Sendo assim este artigo propõe uma discussão com base na bibliografia e no Regimento Disciplinar dos Colégios Militares.Downloads
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