Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Ararias (TO) e seu Patrimonio Imaterial
DOI:
https://doi.org/10.18224/mos.v6i1.2746Resumo
Resumo: o artigo traz um relato de experiências vividas na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias (TO), de pesquisas participantes e acompanhamento das manifestações culturais dessa comunidade. A base teórica é a teoria da Folkcomunicação, que estuda como os indivíduos segregados, marginalizados e de comunidades quilombolas se comunicam e ressignificam a suas práticas culturais ao serem impactados com as mensagens midiáticas. O destaque desse trabalho é para a Roda de São Gonçalo, manifestação cultural que data do séc. XIII, em Amarante, Portugal e é preservada nessa região do Estado do Tocantins. Esse estudo se insere em uma proposta de mudança paradigmática da ciência, que busca valorizar e abordar saberes que a ciência tem dificuldade de abordar. Por fim, apresenta o ritual e os símbolos que compõe a Roda de São Gonçalo. Palavras-chave: Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. Roda de São Gonçalo. Folkomunicação.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 BY NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).