EXPERIÊNCIA E IMAGEM NA AMBIVALÊNCIA DO ORIGINÁRIO EM RONDÔNIA

O TRABALHO COMO DISCURSO PERFORMATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/mos.v17i2.14114

Resumo

O performativo visa designar cenários que presumem discurso de autoridade. No caso de Rondônia ele está entre experiência e imagem que optamos chamar de originário. Essa bioenergética tem fins úteis por enviar aos destinatários o objeto-termo a ser partilhado alcançado pelo signo do trabalho. Essa dinâmica faz parte da plasticidade da memória coletiva que sugere certa indicação na experiência estética. Nesse caminho, ela integra um efeito estético podendo ser explicitado se o observarmos pela pragmática da historicidade da experiência alimentando a utopia da modernidade, pois o trabalho designa o valor do território. Através dele há autorização, libertação e certa emancipação em relação ao horror que o vazio representa. Como resultado, a ambivalência do originário está tanto para o desenvolvimentismo do agronegócio quanto para populações tradicionais.

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Biografia do Autor

Rodrigo Tavares Godoi, UNIR - Universidade Federal de Rondônia

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG e professor de Teoria e Filosofia da História na Universidade Federal de Rondônia- UNIR. Atualmente está lotado no Departamento de Educação Intercultural do câmpus de Ji-Paraná.

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Publicado

11.11.2024

Como Citar

GODOI, R. T. EXPERIÊNCIA E IMAGEM NA AMBIVALÊNCIA DO ORIGINÁRIO EM RONDÔNIA: O TRABALHO COMO DISCURSO PERFORMATIVO. Revista Mosaico - Revista de História, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 2, p. 117–133, 2024. DOI: 10.18224/mos.v17i2.14114. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/14114. Acesso em: 25 abr. 2025.